Esporte

Cooperverão agita as areias do Balneário Esplanada no fim de semana

Cooperverão agita as areias do Balneário Esplanada no fim de semana
Kenia Pacheco / Cermoful

Conscientização ambiental, saúde e bem estar, atividades físicas e muita recreação e lazer podem definir como foi a sexta-feira, para quem circulou pelas areias do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, em mais uma edição do Cooperverão. O evento promovido por meio de uma parceria entre a Cermoful Energia e a Cooperaliança conta com cinco espaços temáticos, com arena, espaço destinado ao lazer e recreação infantil, arenas de beach tênis, futvôlei, vôlei, futebol e bocha.

Moradora de Criciúma, a aposentada, Oneide Pereira Figueiredo, trouxe o neto para aproveitar a tarde com brinquedos infláveis. Ela esteve acompanhada da irmã e da sobrinha, que também trouxeram mais uma criança. “Aqui na praia a minha casa está sempre cheia, aí quando as crianças viram que tinha brinquedos, aproveitaram todos, nem banho de mar foram tomar”, disse ela ao comentar sobre a importância de tirar os pequenos das telas digitais.

No sábado as atividades seguem a programação e no domingo ocorre a tradicional Corrida do Cooperativismo, com a participação de 600 atletas. O fim da tarde ficou por conta das práticas de zumba, yoga e pilates. Ao longo do dia, o projeto Pro Franca apresentou aos veranistas a importância da conservação, preservação e valorização da Baleia Franca, com o objetivo de despertar uma consciência coletiva em busca de um mundo melhor.

A iniciativa reforça a missão do Cooperativismo de infraestrutura, que vai além de fornecer energia elétrica de qualidade e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da comunidade que atende, sem esquecer de valores como o bem-estar da comunidade e a responsabilidade socioambiental.

Corrida conta com 600 inscritos

A Corrida do Cooperativismo que será realizada no domingo, com largada prevista para às 07h30min. A prova terá percursos de 7km e 14km. Novidade neste ano, o trajeto poderá ser percorrido de forma individual ou em duplas, que também podem ser mistas. A largada e a chegada serão na beira-mar, na altura da rua Antônio Lima. Quem estiver inscrito e completar a prova vai receber uma medalha e os vendedores de cada categoria receberão troféus.

Os 600 primeiros inscritos receberão um kit personalizado, composto por uma ecobag, necessaire, camiseta e brindes de parceiros do evento, além do número de peito e do chip de controle, os dois últimos de uso obrigatório durante a prova. Os kits poderão ser retirados no local da corrida, no sábado (20), das 9h às 17h.

Outra atração é o Projeto Pernas Solidárias de Içara, um projeto social que visa a integração através do esporte, no qual corredores voluntários, por meio de triciclos adaptados, conduzem pessoas com deficiência física ou intelectual. Testado e aprovado em 2023, o Pernas Solidária tem tudo a ver com a essência do cooperativismo.
Além da prova oficial, também será realizada uma corrida infanto-juvenil, com o foco da integração e diversão dos pequenos. As inscrições para a Corridinha do Cooperativismo podem ser feitas nos dias que antecedem a prova, diretamente no local. O evento tem apoio do Sescoop/SC e Sicoob Credija.

Topo