Geral

Contagem regressiva para a inauguração de mais um Santuário Diocesano

Contagem regressiva para a inauguração de mais um Santuário Diocesano

Quase quatro anos já se passaram desde que a pedra fundamental do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi lançada, em 30 de junho de 2013. À época, mais de 6 mil pessoas compareceram à celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, na comunidade de Morro Bonito, interior de Içara. De lá para cá, uma intensa mobilização em prol da construção do complexo religioso teve início, com grande adesão do povo de Deus.

Daqui a 40 dias, a obra será, finalmente, inaugurada, no domingo, 23 de abril, e promete atrair fiéis não só da região, mas de todo o país, como crê Dom Jacinto. “Quando relatamos sobre este Santuário, muitos bispos ficam admirados e encantados. É uma obra para a Igreja do Sul do Brasil, não é uma obra restrita à nossa Diocese, pois os santuários não têm este tipo de geografia. No futuro, hão de vir muitas pessoas aqui”, pontua o epíscopo.

Duas devoções unidas em um só nome

O objetivo, ao unir a devoção a Jesus Misericordioso à devoção ao seu Sagrado Coração foi uma ideia do Bispo, que contou com o apoio de diversas pessoas. A história reconhecida pela Igreja mostra que o Sagrado Coração de Jesus primeiro se revelou à Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVI, e mais tarde, no século XX, à Santa Faustina Kowalska, como Coração Misericordioso de Jesus. “Um processo em que a humanidade andou séculos e Deus precisou dizer que é o seu Coração Misericordioso que salva. Não é só lembrar o Coração de Jesus, mas que este Coração é misericordioso. Este Santuário leva esse nome porque nós unimos toda a história da revelação da misericórdia”, explica Dom Jacinto.

Capela do Getsêmani reproduz a agonia de Jesus

Desde quando chegam à entrada do terreno do Santuário, os fiéis são convidados a respirar uma atmosfera de paz, oração e contemplação. A primeira estrutura que compõe o caminho até o templo maior é a Capela do Getsêmani, também chamada de igreja da Agonia, que será cercada por 33 pés de Oliveira. Com 158m², a ermida foi construída sem janelas.

“É abafada, propositalmente. Não tem janelas porque naquela noite Jesus não olhava para nenhum lugar, só para Deus, e sofria, suava sangue. Aqui dentro a gente vem rezar e não tem como se distrair, pensar em outras coisas. Suando, nós sentimos que, neste lugar, estamos junto a Ele. Nosso suor não é por qualquer motivo, é porque precisamos de força para continuar a carregar a nossa cruz”, frisa Dom Jacinto.

A Capela do Getsêmani recorda, pela ausência de bancos e a disposição de apenas algumas almofadas para assentar-se junto à parede ou chão, os apóstolos que se encontravam deitados, dormindo, enquanto Jesus rezava. Três grandes vitrais estão dispostos na pequena igreja: nos dois acessos, um ilustra os discípulos dormindo no Jardim das Oliveiras, enquanto outro mostra Jesus sendo preso, após o beijo da traição de Judas.

Dentro da capela, sobre a imagem de Jesus, de joelhos, recostado a uma pedra, a ilustração da hora mais difícil da vida do Cristo: “Quando Ele aceita fazer a vontade do Pai para salvação da humanidade. Acima de Jesus, naquela noite, vêm os anjos ao seu encontro. Ele, com um sofrimento terrível, e os anjos trazem o cálice para consolá-lo. Os apóstolos dormiram e o abandonaram. Tantas vezes, na nossa vida, sobra apenas Deus para nos consolar. No ano que vem, a partir desta inauguração, haverá, todas as quintas-feiras à noite, uma hora de oração aqui também. Algo muito sugestivo, porque foi à noite que Jesus estava no Jardim das Oliveiras”, pontua o Bispo.

Paixão de Jesus ilustrada na Via Sacra

O próximo sinal encontrado pelos que decidem percorrer o caminho espiritual proposto pela obra é a Via Sacra, que será inaugurada já na sexta-feira santa, 14 de abril, com o início da caminhada da penitência até a igreja matriz São Donato, às 19 horas. Conforme o Bispo diocesano, a Via Sacra, neste Santuário, ocupa lugar incomum, por iniciar no Jardim das Oliveiras. A ideia, segundo Dom Jacinto, é fazer com que as pessoas comecem sua caminhada meditando o sofrimento de Cristo.

Praça terá imagem de Nossa Senhora das Dores

Uma bela praça, repleta de canteiros floridos e circundada por 12 palmeiras, recordando os 12 apóstolos. Assim será a Praça de Nossa Senhora, logo abaixo da colina do Santuário. A imagem de Nossa Senhora das Dores, que será colocada sobre o pilar, ao centro da praça, irá recordar o momento em que Jesus, no caminho do Calvário, se encontra com sua mãe. “Ela não vai olhar para cima, como é habitual. Nossa Senhora das Dores sempre tem o olhar voltado para cima, por causa da cruz de Cristo. Nesta imagem ela olha para baixo, porque hoje somos nós os filhos que precisam do consolo e da acolhida da Mãe”, explica Dom Jacinto.

Mais um ano para finalização

Conforme o presidente da Comissão Pró Construção e futuro Reitor do Santuário, padre Antonio Vander da Silva, o complexo religioso terá mais um ano pela frente até a conclusão total da obra, com calçadas e avenida pavimentadas e jardinagem completa. A estrada que liga o terreno do Santuário nos dois sentidos – Içara e Criciúma – já começou a receber asfalto, mas até a data de inauguração não serão concluídas as calçadas e ciclovias, conforme informações recebidas pelo futuro reitor.

“Chegando ao final dessa obra, eu poderia dizer, com muito carinho, que é suado, que é sofrido, mas Deus reveste a gente de uma graça muito grande. As pessoas que nos apoiaram, que estiveram à frente, empresários, do mais rico ao mais pobre, todos colaboraram de uma forma muito bonita, muito especial. Só temos a agradecer e bendizer a Deus por tão grande dádiva e estamos prontos para levar a frente até o fim”, afirma padre Vander.

Terreno abrigará comunidades religiosas

No dia 23 de abril, outra importante obra será inaugurada no complexo do Santuário: o Convento Divina Misericórdia, das Irmãs Adoradoras da Misericórdia, instaladas há mais de cinco anos na Diocese de Criciúma, com casas de missão em Cocal do Sul e Içara. Um amplo espaço foi projetado para acolher atividades de evangelização do carisma e futuras vocações da comunidade religiosa fundada há 12 anos.

A partir de 16 de abril, três irmãs consagradas e cinco noviças passarão a residir na casa, cuja obra está quase concluída e que será aberta, no dia 23, para visitação do povo. O objetivo principal da casa é aproximar ainda mais as religiosas que já atendem o Santuário Diocesano.

Neste mesmo dia, será também lançada a pedra fundamental do Mosteiro das Irmãs Visitandinas, da Ordem da Visitação de Santa Maria. As religiosas estão na Diocese de Criciúma desde 19 de março de 2015, quando foi fundado o primeiro mosteiro da Ordem na região Sul do Brasil, na cidade de Maracajá. A celebração será realizada às 16 horas, pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

Horários de celebração e atendimento pós inauguração

Após a inauguração do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, a Casa do Peregrino, onde está localizada a loja de artigos religiosos e salas para atendimento estará aberta, diariamente, das 08h às 12h e das 13h às 17h. As missas passarão a ser celebradas todos os sábados, às 15h, e todos os domingos, às 11h e às 15h.

Programação intensa para a semana que antecede o grande dia

De 16 a 23 de abril, o Santuário vivenciará uma semana de muita oração, com a presença de diversos bispos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, que presidirão as celebrações eucarísticas todos os dias, cuja liturgia ficará a cargo dos diversos movimentos e pastorais existentes na Diocese. Confira a programação completa em http://www.diocesecriciuma. com.br/contagem-regressiva- para-a-inauguracao-de-mais-um- santuario-diocesano

 

Programação:

16/04 – domingo

18h: Caravana com a Relíquia da Santa Cruz, que será trazida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Urussanga

19h: Santa Missa e Abertura da Semana de Oração pela Fundação do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma

Tema: “Darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”

Liturgia: Apostolado da Oração

 

17/04 – segunda-feira

19h30min: Santa Missa Solene

Presidente: Dom João Francisco Salm – Bispo Diocesano de Tubarão (SC)

Tema: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”

Liturgia: Mãe Peregrina

 

18/04 – terça-feira

19h30min: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Rodolfo Luiz Weber – Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo (RS)

Tema: “Lançarei as bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”

Liturgia: Movimento de Cursilhos de Cristandade

 

19/04 – quarta-feira

19h30min: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Onécimo Alberton – Bispo Diocesano de Rio do Sul (SC)

Tema: “Os pecadores encontrarão em meu coração a fonte inesgotável de misericórdia”

Liturgia: Pastoral Vocacional e Seminaristas

 

20/04 – quinta-feira

19h30min: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Paulo Antônio de Conto – Bispo Diocesano de Montenegro (RS)

Tema: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática desta devoção”

Liturgia: Renovação Carismática Católica

 

21/04 – sexta-feira

18h30min: Caravana com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio saindo do Santuário de Caravaggio, Nova Veneza

19h30min: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Wilson Tadeu Jönck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis (SC)

Tema: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”

Liturgia: Equipes de Nossa Senhora

 

22/04 – sábado

19h: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Anuar Battisti – Arcebispo Metropolitano de Maringá (PR)

Tema: “Serei refúgio seguro durante a vida e, sobretudo na hora da morte”

Liturgia: Movimento de Irmãos

 

23/04 – domingo

08h30min: Recepção das Bandeiras do Apostolado da Oração, Estandartes dos Setores de Pastoral e Bênção do Portal do Santuário

08h45min: Caminhada e Bênção da Igreja da Agonia

09h: Caminhada e Bênção da Praça de Nossa Senhora

09h15min: Caminhada e Bênção da Igreja de Santa Faustina e Jesus Misericordioso

09h30min: Caminhada e Bênção do Convento Divina Misericórdia

09h45min: Caminhada e Bênção da Casa do Reitor do Santuário

10h: Santa Missa Solene e Bênção do Santuário

Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma

Tema: “A casa do Senhor é casa de oração”

Animação: Coral Encantos do Sul (Florianópolis)

Liturgia: Comissão Pró-Construção

 

13h: Santa Missa Solene

Presidente: Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS)

Tema:“Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos”

Liturgia: Comissão Diocesana de Liturgia

 

14h30min: Santa Missa Solene

Presidente:Dom Leomar Brustolin – Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS)

Tema: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre em meu coração”

Liturgia: Ministérios Instituídos da Diocese de Criciúma

 

16h: Santa Missa Solene de Encerramento da Festa da Divina Misericórdia em Ação de Graças pelos Benfeitores do Santuário

Presidente: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Cardeal Arcebispo de São Paulo (SP)

Liturgia: Comissão Litúrgica do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

 

17h: Consagração da Diocese de Criciúma ao Sagrado Coração de Jesus

Presidente: Dom Jacinto Inacio Flach – Bispo Diocesano de Criciúma

Bibiana Pignatel / Diocese de Criciúma
Topo