Geral

Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira

Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira
Defesa Civil SC

A segunda-feira (01) iniciou com bastante presença de nuvens pelo estado e entre final da manhã e à tarde, a atuação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, fornece condições para a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, que começam pelo Grande Oeste e avançam para as demais regiões até o final do período. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

O vento sopra com intensidade fraca, variando de nordeste a noroeste no interior do estado e de noroeste a norte no litoral e em áreas próximas. Fraco a moderado, com rajadas, no Oeste e na costa do Litoral Sul. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 17°C no Meio-Oeste, planaltos, no Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam 17 e 23°C nas outras áreas. À tarde, as máximas oscilam entre 27 e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19 e 28°C no restante do estado. Mar calmo em toda a costa catarinense, com ondas de leste e alturas entre 0,5 e 1m, e com a agitação marítima aumentando ao longo da noite no Litoral Sul e na Grd. Florianópolis.

A terça-feira (02), começa com variação de nuvens e condições para chuva isolada pelo estado, devido a atuação da frente fria que se afasta de SC, mas que ainda influencia o tempo no estado. Entre a tarde e à noite, a influência de um sistema de baixa pressão combinado à oferta de calor e umidade, dá condições para a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas, principalmente em áreas dos planaltos ao litoral, com risco baixo para ocorrências associadas O vento sopra com intensidade fraca a moderada, predominante de norte na maior parte do período virando para o quadrante sul ao longo da tarde, com rajadas de até 60 km/h a partir da tarde no litoral.

As temperaturas mínimas variam entre 14 e 17°C nos pontos mais elevados do estado e marcam entre 17 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 23 e 26°C nos pontos mais altos do Planalto sul, do Meio-oeste e do Litoral Sul e marcam entre 26 e 31°C no restante do estado. A agitação marítima segue aumentando no decorrer do dia por influência de um sistema de baixa pressão localizado no oceano, com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m em alto mar da Grd. Florianópolis ao Litoral Sul.

Topo