Economia

Comércio busca criatividade para driblar a crise

Comércio busca criatividade para driblar a crise

O ano de 2016 não é dos melhores para as vendas do comércio. Mas se comparado a outros setores, a queda de 6,5% a 8% no faturamento traz um alento para os lojistas de Morro da Fumaça. Com um cenário diferente e atípico da economia, buscar a criatividade para atrair clientes é um diferencial.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Souza, cada comerciante tem procurado desenvolver ações para fidelizar o cliente. “O comércio local tem suas vantagens. O atendimento é diferente, a negociação é mais fácil, as pessoas podem levar as compras no condicional. Essa espécie de comércio artesanal é um fator importante neste momento que passa a economia”, explica.

Apesar da retração, algumas lojas registraram aumento no movimento comparando o mesmo período com o ano passado. “Vendemos 15% a mais. Não podemos reclamar, porque até nós estamos impressionadas. Um dos diferenciais é o desconto no balcão, na hora da venda”, comenta Sibele Salvan, da loja Lucy Modas.

Expectativa para o Natal

Com aproximadamente 100 associados, a CDL de Morro da Fumaça projeta para o Natal a grande movimentação de 2016. “Esperamos que seja a melhor data do ano. As vendas devem ao mínimo se igualar a 2015”, antecipa o presidente da CDL. Uma programação natalina especial está sendo preparada para movimentar o comércio.

Jornalista João Manoel Neto
Topo