Política

Com ajuda do Governo Estadual, Rio Urussanga deve passar por limpeza nos próximos dias

Com ajuda do Governo Estadual, Rio Urussanga deve passar por limpeza nos próximos dias
DAIANA CARVALHO / FOTO: MARIA CLARA FLORES

Urgência de realizar o desassoreamento do Rio foi tema de reunião realizada, em Florianópolis, nesta segunda-feira.

A urgência acerca da execução da obra de desassoreamento do Rio Urussanga foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira, 16, em Florianópolis. O prefeito de Morro da Fumaça e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Agenor Coral, acompanhado do deputado estadual, José Milton Scheffer, e de representantes dos municípios de Urussanga, Içara, Sangão, Treze de Maio e Jaguaruna, apresentou ao atual secretário da Casa Civil, Estener Soratto, o problema enfrentado pelos municípios que são banhados pelo Rio.

“É uma demanda antiga, muitas cidades são impactadas. Os alagamentos trazem sérios prejuízos à agricultura, às indústrias que muitas vezes precisam suspender a produção, e principalmente para a população que fica desabrigada, correndo risco, e com frequência perde praticamente tudo que tem. É algo que precisa ser resolvido com rapidez”, pontua o prefeito, Noi Coral.

Com o objetivo de sanar o problema, em 2015, foi montado um projeto para a execução da obra, na época o valor a ser investido girava em torno de R$ 118 milhões, atualmente, com os números atualizados, o investimento passou para R$ 400 milhões. Em resposta à demanda apresentada pelos prefeitos, o Governo Estadual ficou de realizar, até a próxima quinta-feira, um levantamento da região para executar a limpeza emergencial do canal.

“O Governo Estadual foi muito receptivo, entendeu a urgência e pediu o empenho dos municípios para dar celeridade na limpeza. Com o decreto de emergência estadual será mais fácil viabilizar a execução desse trabalho”, explica o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Conforme o prefeito, inicialmente, os esforços irão se concentrar no trecho do Rio Urussanga que compreende a BR 101 até a Barra do Torneiro. “Os municípios têm investido em infraestrutura e drenagem, mas quando a água chega no Rio Urussanga a vazão não acontece. Optamos por fazer esse trabalho paliativo até que algo mais abrangente possa ser colocado em prática. Assim podemos garantir mais segurança para a população e evitar novas enchentes”, esclarece Noi.

Além das cidades representadas na reunião, Rincão, Cocal do Sul e Pedras Grandes, embora em menor proporção, também são impactadas pelo transbordamento do Rio Urussanga.

Topo