Saúde

Coleta Seletiva de Resíduos é tema de capacitação para ACS em Morro da Fumaça

Coleta Seletiva de Resíduos é tema de capacitação para ACS em Morro da Fumaça
Daiana Carvalho / PMMF

Encontro visa atualizar a conduta de atendimento e esclarecer possíveis dúvidas relacionadas à rotina diária nas comunidades.

Na manhã desta segunda-feira, 30, as Agentes Comunitárias em Saúde (ACS) de Morro da Fumaça participaram de reunião, organizada pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de atualizar a conduta de atendimento e esclarecer possíveis dúvidas relacionadas à rotina diária nas comunidades.

“Estamos sempre em busca de alternativas para aprimorar o nosso trabalho. Com o encontro de hoje, foi possível esclarecer acerca do fluxo correto para o andamento do atendimento de determinadas situações. A Saúde, a Assistência Social e Centros de Referência, em diversas circunstâncias, acabam atuando de forma integrada e esse processo precisa estar claro para que o trabalho seja executado da melhor forma”, explica a secretária de saúde, Marijane Felippe.

Durante o encontro, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) destacaram exemplos em que os serviços dos Centros podem ser acionados e quais os limites de atuação, haja vista que determinados casos podem fugir do âmbito social. “Existem casos em que nós somos acionados, mas o acompanhamento do caso fica aos cuidados da Polícia. Isso é muito comum quando recebemos chamados relacionados a violência doméstica, por exemplo”, esclarece o psicólogo, Sacha Calabrese Modolon.

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) também foi tema da reunião. A engenheira sanitarista ambiental, Graziela Bolan, responsável pela coleta seletiva Cirsures, esteve presente para realizar capacitação sobre o funcionamento do processo de coleta seletiva, desde a separação dos materiais recicláveis em casa, a coleta dos mesmos, o processo de triagem e destinação.

“A mobilização com as agentes comunitárias de saúde é de suma importância para o trabalho de coleta seletiva, pois ao adquirirem conhecimento podem exercer o papel de agente multiplicadores, repassando o que aprenderam para as outras pessoas. Com esta ação objetivamos sensibilizar, conscientizar, orientar o maior número de pessoas possíveis, para que a população participe cada vez mais da coleta seletiva, resultando em melhores índices de coleta, que atualmente é de 4,22%, e também para aumentar a vida útil do aterro sanitário”, pontua.

O Cirsures é composto pelos municípios de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. O consórcio é responsável pela disposição final de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e usina de asfalto. Atualmente o  serviço de coleta seletiva compreende 94 bairros das cidades consorciadas, divididos em 18 rotas, e atende aproximadamente 74 mil pessoas, o equivalente a 66% de toda a população abrangida pelo Consórcio Público.

“Essa mobilização nas cidades faz parte de uma série de reuniões que estamos realizando em todos os municípios que integram o consórcio”, salienta Graziela.

Durante o encontro, realizado no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), as agentes também participaram de uma reciclagem sobre o uso do aplicativo Família, utilizado durante as visitas aos munícipes.

Topo