Kenia Pacheco / Cermoful
Os associados da Cermoful Energia elegeram os integrantes da Chapa 1 para o Conselho Fiscal da cooperativa. O mandato será de um ano, e a posse ocorreu imediatamente após a confirmação do resultado. A votação foi realizada neste sábado (21/02), das 9h às 16h, em dois locais: na Escola Princesa Isabel, no Centro de Morro da Fumaça, e na Escola Quintino Folharini Dajori, no bairro Presidente Vargas, em Içara. Duas chapas concorreram ao pleito. A Chapa 1 venceu com 1.562 votos, superando a Chapa 2, que fez 1.541 votos.
Ao comentar o resultado, o presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, reafirmou o que já havia dito durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na noite de sexta-feira (20/02). “Passadas as eleições, não existe mais chapa 1 ou chapa 2. Não existe disputa ou interferência política. Existe união, transparência e cooperativismo. Existe muito trabalho em prol dos associados e consumidores da Cermoful”, afirmou Recco.
A chapa que se sagrou vencedora é composta pelos conselheiros fiscais efetivos, por ordem alfabética: Enio dos Passos Patrício, Gustavo Coral Vilpert e Nívia Vieira; e pelos suplentes: Adair de Villa, Antônio Arnaldo Moreira e Marciano Malgaroti Zakrzeski.
Ênio Patrício é pecuarista e mora no bairro Presidente Vargas, em Içara. É casado com Eliana e pai de Ruan e Giovana. Gustavo Coral Vilpert é engenheiro civil e mora em Morro da Fumaça. É esposo de Patrícia e pai de Bela. Foi fundador e primeiro presidente da Associação Empresarial de Morro da Fumaça (ACIMF). Nívia Vieira mora na Linha Frasson, em Morro da Fumaça, e é presidente do Clube de Mães. É esposa de Adair Maximiano e mãe de Jéssica e Jovane.
Adair de Villa é soldador e mora no bairro Imigrantes, em Criciúma. É casado com Ana Paula e pai de Maria Vitória. Antônio Moreira é líder na empresa GTX Plast e mora em Morro da Fumaça. É pai de Letícia e Lucas. Marciano Zakrzewski é eletricista e mora no bairro Esperança, em Morro da Fumaça. É esposo de Juliana e pai de Davi e Lucas.
A chapa derrotada foi composta pelos candidatos, em ordem alfabética: Cleber Bortolon da Costa, Joel Teixeira, Marcio Cesca, Santino Tachinski, Solange Cardoso e Thiago Fortuna.
Sistema integrado permitiu votação sem filas
A novidade deste ano ficou por conta de um sistema integrado de votação implantado pela cooperativa. Dez seções estiveram disponíveis em cada um dos locais de votação. O pleito transcorreu normalmente, sem filas, diferentemente de ocasiões anteriores. Os votos foram registrados em cédulas de papel.
O presidente Rudy Recco explicou que a mudança tornou o atendimento mais ágil. “Assim como em tudo que a gente faz aqui na Cermoful, procuramos sempre melhorar cada vez mais. O associado apresentou o documento e votou na seção que estava liberada. Antes, era separado por ordem alfabética. Agora, o sistema é interligado e agilizou o processo. Isso facilitou para quem participou”, afirmou.
Para participar, foi necessário apresentar documento oficial com foto, físico ou digital. No caso de pessoa jurídica e entidade associada, também foram exigidos contrato social, última alteração contratual ou ata, além da documentação do representante. Não foi permitida votação por procuração.
Contas de 2025 e projetos de 2026 aprovados por unanimidade
Na noite de sexta-feira (20/02), os associados participaram da Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na sede da cooperativa, em Morro da Fumaça. Por unanimidade, foram aprovadas as contas do exercício de 2025 e o planejamento de investimentos para 2026.
Durante a assembleia, foram apresentados o relatório de gestão, o balanço patrimonial, o demonstrativo das sobras apuradas e os pareceres do Conselho Fiscal e da auditoria independente.
Rudy Recco destacou que os investimentos aprovados mantêm foco no retorno direto aos associados. “Prestamos contas do que foi feito em 2025 e mostramos onde vamos investir em 2026. Tudo com clareza. Teremos recursos para melhorar ainda mais o fornecimento de energia elétrica, concluir a nova sede e ampliar projetos que atendem diretamente às comunidades. Nosso trabalho é feito com planejamento e responsabilidade”, disse.
Além da conclusão das obras civis da nova sede, outra das principais ações já em andamento em 2026 é a construção do novo sistema de distribuição de energia elétrica na região de Estação Cocal, em Morro da Fumaça. A nova rede terá cerca de 9 quilômetros de extensão e investimento de R$ 5 milhões. O projeto amplia a capacidade da rede para atender moradores, comércios e as duas áreas industriais já existentes, além de outras duas novas áreas industriais em implantação.
No âmbito comunitário, para 2026, os recursos serão destinados às ações do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), que aplica 10% das sobras líquidas anuais em projetos apresentados por entidades da área de abrangência da cooperativa. Também terão continuidade os programas próprios, como Mulheres Cooperativistas, Jovens Cooperativistas, Clínica Cermoful e projetos sociais e esportivos, entre outras ações.
RESULTADO FINAL – CONSELHO FISCAL 2026
CHAPA 1: 1.562 VOTOS
ELEITOS – CONSELHEIROS TITULARES: Enio dos Passos Patrício, Gustavo Coral Vilpert e Nívia Vieira. SUPLENTES: Adair de Villa, Antônio Arnaldo Moreira e Marciano Malgaroti Zakrzeski.
CHAPA 2: 1.541 VOTOS
DERROTADOS – CONSELHEIROS TITULARES: Cleber Bortolon da Costa, Santino Tachinski, Thiago Fortuna. SUPLENTES: Joel Teixeira, Marcio Cesca e Solange Cardoso.