KENIA PACHECO / CERMOFUL
Representantes da Cermoful Energia participaram do evento técnico “Impactos e Soluções no Crescimento da Geração Distribuída (GD)”, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e pela Celesc. Em debate, os principais desafios e oportunidades relacionados à expansão da GD, com destaque para questões que afetam diretamente a operação das redes de distribuição.
O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, destacou a importância do diálogo técnico e institucional para o fortalecimento do setor. “A gente precisa estar sempre por dentro do que está acontecendo no setor elétrico. Nosso papel é garantir que o associado tenha acesso a um serviço moderno, seguro e de qualidade. A Cermoful está sempre acompanhando as transformações e se preparando para o futuro da energia”, disse Recco.
Estiveram no evento o engenheiro eletricista, Adélcio Cavagnoli, e o assistente técnico, Wagner Milak. “A análise constante da rede é fundamental diante do aumento de pedidos de consumidores interessados em instalar sistemas de geração distribuída. Estamos atentos às mudanças e buscando soluções que garantam segurança e eficiência no fornecimento de energia”, afirmou Cavagnoli.
Entre os temas abordados estiveram a inversão de fluxo de energia, que ocorre quando a geração local excede o consumo, causando retorno à rede e exigindo ajustes de proteção. Também foram discutidos desafios como variações de tensão, qualidade da energia, previsão de carga e complexidade operacional. O futuro da geração distribuída deve envolver armazenamento por baterias e atualização regulatória para novos modelos e tecnologias de gestão.
