Geral

Cermoful amplia capacidade da rede com subestações, automação e leitura remota

Cermoful amplia capacidade da rede com subestações, automação e leitura remota
KENIA PACHECO / CERMOFUL

Mais estabilidade no fornecimento de energia elétrica e respostas rápidas em ocorrências são resultado de investimentos recentes realizados pela Cermoful Energia. A cooperativa inaugurou uma nova subestação, está automatizando a rede e adotando tecnologia de leitura remota. As ações fortalecem a estrutura elétrica e preparam a região para o crescimento. Os benefícios alcançam residências, comércios e indústrias de todos os municípios atendidos pela Cermoful.

Conforme o presidente Rudy Recco, os investimentos fazem parte do planejamento contínuo da cooperativa para melhorar o atendimento aos associados e consumidores. “O associado precisa de energia boa e resposta rápida. Por isso, investimos em estrutura, tecnologia e pessoas, sempre pensando no benefício de quem usa a energia todos os dias”, afirmou Recco.

Hoje, a Cermoful mantém duas subestações em operação. Em 2023, foi inaugurada a nova subestação, no bairro Monte Verde, em Morro da Fumaça. O complexo tem capacidade total de 40/52 megavolt-ampère (MVA). Rudy Recco explica que a obra amplia a capacidade de atendimento da rede e está preparada para o aumento da demanda de energia nas próximas décadas. Além disso, em Criciúma, está em funcionamento a subestação com capacidade de 20/26 MVA.

Religadores automáticos agilizam resposta

Para aumentar a agilidade na recomposição do fornecimento, a Cermoful já instalou 24 religadores automáticos na rede de distribuição. Os equipamentos identificam de forma imediata e realizam manobras automáticas para restabelecer a energia, reduzindo o tempo, sem a necessidade de deslocamento das equipes até o local.

Conforme o engenheiro eletricista Samuel Sartor, gerente de Distribuição da Cermoful, essas ações refletem diretamente nos indicadores de qualidade. O índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), mede o tempo médio que cada unidade fica sem energia. Já o índice Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), indica o número médio de interrupções registradas no período.

A Cermoful mantém índices de tempo de resposta entre os melhores do setor, com resultados abaixo dos limites regulatórios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No indicador DEC, a média anual da Cermoful em 2024 foi de 1,932 hora, sendo o limite anual de dez horas. Já no FEC, a média anual registrada foi de 2,135 vezes, abaixo do limite anual de nove vezes.

Medidores inteligentes para leitura remota

Na área de tecnologia, foram instaladas 16 antenas em toda a poligonal da cooperativa, permitindo a comunicação remota da rede elétrica. Com essa estrutura, a Cermoful adquiriu e instalou mais de 1.000 novos medidores, viabilizando a leitura remota nos respectivos pontos de energia, o que aumenta a precisão das informações e reduz a necessidade de leituras manuais.

A automação também transformou o trabalho técnico. Atualmente, a cooperativa utiliza sistemas de monitoramento em tempo real e cadastro georreferenciado de toda a rede, permitindo identificar situações com mais rapidez e executar manobras de forma remota, com mais segurança operacional.

Equipe técnica qualificada

O presidente Rudy Recco lembra que, além das ferramentas tecnológicas, o trabalho de excelência só é possível graças a equipes qualificadas de funcionários. A cooperativa investe de forma contínua na qualificação dos trabalhadores, com cursos e treinamentos técnicos. Tudo isso garantindo agilidade nos serviços de manutenção e nos atendimentos de emergência.

Topo