Saúde

Carnaval: Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realiza blitz educativa

Carnaval: Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realiza blitz educativa
DAIANA CARVALHO / PMMF

Mobilização alerta sobre cuidados a serem adotados durante a maior festa popular brasileira.

Com o objetivo de conscientizar sobre os diversas situações associadas ao Carnaval, a equipe da Vigilância Epidemiológica fumacense realizou nesta quinta-feira, 8, uma blitz educativa na rua José Cechinel, no Centro da cidade, um dos principais acessos do município.

Durante a mobilização, os profissionais distribuíram preservativos e materiais educativos, com informações relacionadas à prevenção de doenças e acidentes. “O nosso slogan é ‘Divirta-se com Saúde’, com base nisso, buscamos alertar sobre práticas que podem trazer prejuízos à saúde e ao mesmo tempo destacar as formas de prevenir determinadas situações”, esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

Em formato de leque, o informativo traz nove dicas para que a pessoa curta a festa com saúde e bem-estar. Entre os principais pontos destacados está a importância da hidratação, do respeito com o próximo,  da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do consumo moderado de bebida alcoólica, dos riscos relacionados à prática de associar álcool e direção, e sobre alimentação regular e saudável.

“São dicas básicas, que a maioria das pessoas sabem, mas que sempre precisam ser reforçadas. Historicamente, neste período, é constatado um aumento nos índices de acidentes e da propagação de outras doenças, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C, e sobretudo sífilis. Problemas que podem ser evitados se a pessoa adotar uma postura mais cautelosa”, salienta a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

Além da ação pontual realizada na região central da cidade, durante todo ano, nas Unidades Básicas de Saúde do município, os profissionais em Saúde também realizam o trabalho de orientação sobre o assunto e distribuem preservativos.

Topo