Saúde

Caps de Morro da Fumaça lança programa voltado à promoção da saúde mental

Caps de Morro da Fumaça lança programa voltado à promoção da saúde mental
Daiana Carvalho / PMMF

Iniciativa tem como objetivo ofertar apoio e acolhimento a pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Com o objetivo de ampliar o trabalho de acolhimento e assistência a pacientes com transtornos mentais, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), dará início ao programa de promoção da saúde que prevê a realização de encontros quinzenais voltados ao cuidado com a saúde mental.

“Atualmente temos 120 pessoas em acompanhamento no Caps, mas sabemos que existem diversas outras que procuram as unidades de saúde e que precisam de atendimento especializado. Os encontros vão estreitar os laços da equipe do Caps com esses pacientes e assim ampliar o número de beneficiados”, explica o psicólogo e coordenador do Caps I, Felipe Pedroso.

Instalado em sede própria, desde o mês de janeiro, o Caps conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, técnico educacional, psiquiatra, artesão e enfermeiro. Uma estrutura pensada para dar o atendimento ideal ao usuário do serviço. “O foco são pessoas com problemas de ansiedade e depressão. Entretanto, é uma iniciativa que visa contemplar toda a população da cidade, não apenas para os usuários do Caps. Inclusive, aquelas pessoas que estão no aguardo por atendimento individual psicológico ou psiquiátrico”, destaca a secretária de saúde, Marijane Felippe.

Os encontros vão ocorrer quinzenalmente, às terças-feiras, a partir das 19 horas, na sede do Caps, localizado na rua Aremigio Salvan, no bairro Naspolini, atrás do Centro de Especialidades. O primeiro encontro está previsto para ocorrer no dia 24 de outubro, para participar basta o interessado comparecer ao local informado.

Topo