Especial

Cantinho do Amor: processo artesanal de confecção de enxovais e a dedicação das voluntárias

Cantinho do Amor: processo artesanal de confecção de enxovais e a dedicação das voluntárias
Gabriela Recco

Há 32 anos a Associação Cantinho do Amor leva amor e conforto a gestantes e recém-nascidos através da confecção artesanal de enxovais.

Exemplo de solidariedade e amor ao próximo, a Associação Cantinho do Amor, em Morro da Fumaça, foi criada em meados dos anos 90 com o intuito do serviço voluntário, confeccionando de forma artesanal enxovais para recém-nascidos de mães carentes do município. Ao longo destes 32 anos, a entidade vem se tornando referência na região, sendo reconhecida pelo seu trabalho voluntário e dedicado.

A primeira presidente foi a senhora Maria Vicente Luciano (in memoriam). No ano de 1992, assumiu a presidência a senhora Olívia Salvan Matiola, e, atualmente, quem preside o grupo é a senhora Marilei Casagrande. “Somos um grupo de mulheres, em torno de 35 voluntárias, que nos dedicamos para confeccionar artesanalmente com muito amor. Cada peça é feita com todo cuidado e carinho para receber os bebês que estão chegando ao mundo”, destaca Marilei.

Ao longo dos anos, a Associação Cantinho do Amor tem recebido doações de materiais e recursos financeiros de diferentes pessoas e instituições, o que tem permitido que o trabalho da entidade se mantenha e cresça. “Essas doações têm nos ajudado muito e, além do enxoval para os bebês, também confeccionamos agasalhos, edredons e toalhas de banho para gestantes e idosos acamados”, pontua a presidente.

O kit enxoval contém edredom, toalha de banho, manta, jogo de lençol, travesseiro, cueiro, fralda de pano, fralda descartável, casaquinho de tricô, casaquinho sfot, conjunto de rayon, sapatinho de tricô, meias, conjunto de moletom, conjunto de malha e toalhinha de boca. E para a gestante: um edredom, uma toalha de banho e um agasalho. Todas as peças são feitas manualmente pelas mãos habilidosas das voluntárias.

“São entregues em média 35 kits por mês e a gestante precisa fazer um cadastro conosco, levando documentos pessoais e o pré natal. Além disso, no dia da entrega tem que participar de uma palestra educativa sobre os cuidados com o bebê”, explica Marilei.

Voluntariado

Além da confecção feita em casa, as voluntárias se reúnem uma vez por semana, todas as quartas-feiras, na sede da entidade. “É uma sala alugada. E com o crescimento das atividades nos últimos anos estamos com pouco espaço para os móveis e máquinas de trabalho”, salienta Marilei.

A dedicação e o comprometimento das voluntárias são fundamentais para o sucesso e continuidade desse projeto tão importante, mostrando que pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida de quem mais precisa. Muitas dessas voluntárias estão na entidade há mais de 25 anos. Como é o caso da senhora Nilda Maccari. “São 25 anos participando deste projeto. Amo estar aqui. Quando é hora de ir para casa, eu volto renovada e feliz”.

Com 28 anos de voluntariado no Cantinho do Amor, a senhora Orlanda Bertan Maccari é a responsável pela confecção do acolchoado. “A pessoa que me ensinou quando entrei já foi embora da cidade, e eu continuo aqui na mesma função”, frisa.

Para um acolchoado é preciso fibra, tecido e a linha. “Costuro as laterais do tecido, coloco a fibra e, manualmente, com a agulha e linha, vou fazendo a pontuação. Antigamente era mais difícil de fazer porque era tudo feito com retalho, então tinha que costurar retalho com retalho. A fibra era em pedaços pequenos. Hoje já compramos tecidos inteiros”, destaca Orlanda.

“A doação a este trabalho é um ato de amor ao próximo. Eu fico muito feliz quando vejo uma criança que recebeu o nosso enxoval, usando o sapatinho de tricô que fiz”, destaca Ines Matioli que está no grupo desde o início. O mesmo pensamento compartilha a colega, Marlene da Silva. “Eu fico tão realizada e feliz quando encontro um bebezinho usando o casaquinho de tricô que fiz”.

Topo