Redação / Foto: Felipe Arcênio
Letra e melodia foram criadas por dois ex-seminaristas e resgatam elementos históricos e culturais do distrito de Morro da Fumaça.
Uma música inédita dedicada a Estação Cocal, distrito de Morro da Fumaça, será lançada no próximo dia 12 de maio. A canção tem como autores Realdo Antonio Bortolin Filho, o Realdinho, de Estação Cocal, e Giovani Felipe, de Imbituba, ambos ex-seminaristas do Seminário Nossa Senhora de Fátima de Tubarão. A letra é assinada por Realdinho e Giovani, enquanto a melodia é de autoria de Realdinho, A gravação foi realizada no estúdio Marquivio Music & Vídeo, em Içara.
A inspiração para a criação da obra veio de dois momentos especiais vivenciados pelos autores em Estação Cocal. O primeiro deles foi a apresentação realizada em 2024 pela turma da professora Rosane de Rochi, da Escola Biázio Maragno, onde os alunos contaram a história do distrito por meio de versos. O segundo foi o comentário final da Missa em Ação de Graças, celebrada na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, também no distrito. Esses dois eventos despertaram nos autores o desejo de transformar em música a memória coletiva da comunidade.
Durante a missa, foi destacada a trajetória do distrito desde sua formação, com registros históricos que remontam ao ano de 1904, data mencionada na placa de fundação instalada em frente à capela local. O texto do comentário relembrou a antiga denominação da região, conhecida como Segunda Linha, depois como “Cocalzinho” ou “Cocalin” em dialeto vêneto, até chegar ao nome Estação Cocal, escolhido pela presença da estação ferroviária e pela abundância de coqueiros nas várzeas irrigadas pelos rios Cocal e Urussanga.
A narrativa ainda mencionou o papel das famílias imigrantes na colonização da localidade, o desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias, e a importância econômica de serrarias, olarias, engenhos de farinha e da produção de vinho. Também foi lembrada a elevação de Estação Cocal à categoria de distrito em 1986, bem como a diversidade étnica e o espírito acolhedor da comunidade que, até hoje, mantém vivas suas tradições e memórias.
Sobre o lançamento, Realdinho destaca a importância da obra como uma contribuição cultural. “A expectativa é a melhor possível, e o feedback de todo o município e região está sendo muito bom e positivo. É a minha forma, como ser humano, de contribuir um pouco para a sociedade e principalmente para nossa história, cultura e costumes se manterem vivos por anos e anos, e para gerações futuras”, afirmou.
“Nossa Estação Cocal foi fundada, colonizada, elevada à categoria de Distrito, teve um livro de sua história, tornou-se Paróquia e agora ganhará uma bela canção intitulada ‘Nossa Estação Cocal’. Motivo de orgulho para nós, cidadãos do distrito”, finalizou o autor.
O lançamento será realizado no canal oficial de Realdinho Bortolin no YouTube:
youtube.com/@RealdinhoBortolin
