Política

Câmara de Morro da Fumaça institui Comissão Parlamentar Especial para tratar dos transtornos no Morro dos Cavalos

Câmara de Morro da Fumaça institui Comissão Parlamentar Especial para tratar dos transtornos no Morro dos Cavalos
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Resolução foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária e integra movimento regional com apoio de 45 municípios.

A Câmara Municipal de Morro da Fumaça aprovou por unanimidade a criação de uma Comissão Parlamentar Especial para acompanhar, estudar e propor soluções viáveis aos recorrentes transtornos no trecho do Morro dos Cavalos, na Rodovia BR-101, em Palhoça (SC). A medida, oficializada por Resolução aprovada dia 22 de julho de 2025, reforça a atuação regional em busca de melhorias na mobilidade e segurança da rodovia federal que conecta o Sul ao Norte do país.

A comissão será composta pelos vereadores Sulanor Enio de Freitas, o Doquinha, que assumirá a presidência, Antonio Heliton Montes Silva e Alison Felix Bertan, que participarão como membros. O grupo terá 90 dias para concluir os trabalhos e apresentar um relatório final, podendo o prazo ser prorrogado por igual período mediante aprovação do Plenário.

Durante a Sessão Ordinária, a presidente da Câmara, vereadora Marijane Felippe, explicou que a iniciativa integra um movimento conjunto liderado por diversas câmaras municipais da região. “Quem teve a iniciativa foi a Câmara de Vereadores de Criciúma, que está solicitando que todas as câmaras aqui da AMREC,  AMESC e da AMUREL façam essa mesma movimentação. São 45 municípios que vão se unir nesse processo para, posteriormente, realizarmos uma grande audiência pública com a participação de todos os vereadores e câmaras”, explicou.

Segundo Marijane, o objetivo do movimento é mostrar a força política do Sul catarinense e exigir atenção do governo federal e estadual. “É preciso que os governos coloquem essa questão como prioridade. O Morro dos Cavalos impacta diretamente o escoamento da produção, o acesso à saúde, ao lazer, e ao desenvolvimento regional como um todo”, disse.

O vereador Sulanor Enio de Freitas (PP), presidente designado da nova comissão, reforçou o compromisso com o tema. “Vamos realizar estudos, diligências e reuniões com autoridades e representantes da sociedade civil para compreender a fundo a situação e sugerir providências. O objetivo é apresentar alternativas reais que possam ser implementadas pelos órgãos competentes”, afirmou.

A criação da comissão e a integração ao movimento regional colocam Morro da Fumaça entre os municípios que se mobilizam por melhorias concretas em uma das principais vias do país. A BR-101 é o principal eixo logístico do Sul catarinense e a resolução dos problemas no Morro dos Cavalos é vista como essencial para garantir o crescimento econômico e a qualidade de vida de toda a região.

Topo