Política

Câmara de Morro da Fumaça aprova Moção de Apoio para que o trecho do Morro dos Cavalos entre na concessão da BR-101 Sul

Câmara de Morro da Fumaça aprova Moção de Apoio para que o trecho do Morro dos Cavalos entre na concessão da BR-101 Sul
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Parlamentares reforçam pedido para que a ANTT inclua o trecho da BR-101 Sul no contrato de concessão, visando agilizar as obras.

Os vereadores da Câmara de Morro da Fumaça aprovaram, em 19 de agosto, a Moção de Apoio nº 2/2025, encaminhada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento solicita a incorporação do trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ao contrato de concessão do lote Sul da BR-101, como forma de garantir a adequação de um dos pontos mais críticos da rodovia em Santa Catarina.

O vereador Luciano Formentin Pereira lembrou que a ampliação é uma reivindicação antiga da região e que a demora já custou inúmeras vidas. “Muitas vidas foram ceifadas ali, muitos acidentes e perdas, e mesmo com a troca de governos o trecho continua da mesma forma”, afirmou.

Ele também destacou que a situação vai além da segurança viária, trazendo prejuízos econômicos e sociais. “Quando há acidentes, toda a logística é prejudicada, atrapalhando empresas e famílias. Essa moção é um passo importante para que a obra aconteça o quanto antes”, completou.

A presidente da Câmara, vereadora Marijane Felippe, ressaltou que a inclusão do trecho no lote Sul da concessão pode ser a principal oportunidade de viabilizar a obra. Segundo ela, o movimento regional envolvendo diversas câmaras é uma forma de chamar atenção para a urgência do tema. “Uma das únicas chances reais é se o Morro dos Cavalos passar para o trecho Sul da concessão da BR-101. Esse movimento é regional e envolve várias câmaras de vereadores”, destacou.

A moção foi assinada pelos vereadores Marijane Felippe, Antonio Heliton Montes Silva, Luciano Formentin Pereira , Felipe Pereira Nunes, Sulanor Enio de Freitas, o Doquinha e Henrique Casagrande.

Câmara já instituiu comissão especial

A mobilização do Legislativo fumacense não se restringe à moção. No dia 22 de julho de 2025, a Câmara aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar Especial para acompanhar os transtornos causados pelo Morro dos Cavalos e reforçar o debate sobre a duplicação.

O colegiado é formado pelo vereador Sulanor Enio de Freitas, o Doquinha, como presidente, e pelos vereadores Antonio Heliton Montes Silva e Alison Felix Bertan como membros.

O objetivo é articular ações junto a lideranças regionais, acompanhar de perto os impactos provocados pelo trecho e cobrar soluções definitivas. Para os parlamentares, a duplicação é essencial para garantir mais segurança, melhorar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Sul catarinense.

Topo