Especial

Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça oferta atendimentos da saúde aos seus pacientes

Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro da Fumaça oferta atendimentos da saúde aos seus pacientes
Gabriela Recco

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023, com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, apresenta no Especial a importância de uma equipe multidisciplinar e alimentação saudável à disposição dos educandos.

O Caesp Bem Me Quer/Apae de Morro de Fumaça é uma instituição credenciada ao Sistema Único de Saúde/SUS. Com este credenciamento os pacientes da instituição passam a contar com atendimentos clínicos terapêuticos especializados, com os seguintes profissionais: Médico Psiquiatra, Médico Neurologista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista, Musicoterapeuta, Psicomotricista e Pedagogo.

“Em média, atualmente, são realizados mais de 1200 atendimentos ao mês, contemplando os 123 pacientes que frequentam a instituição e, também, os que são encaminhados pela Rede Municipal de Saúde para as avaliações”, destaca a Assistente Social, Luciana Pagnan Maragno.

Alguns critérios são necessários para avaliar quem são os pacientes e quem pode ser encaminhado para a avaliação no Caesp/Apae, tais como:

– Crianças de zero a cinco anos e onze meses, que apresentam Atraso Global do Desenvolvimento, síndrome, suspeita de TEA (Transtorno do Espectro Autista) crianças de risco, doenças raras e prematuridade.
– Crianças acima de seis anos, que apresentam deficiência intelectual grave ou Transtorno do Espectro Autista nível III (dependência nas atividades de vida diária).
– Jovens acima de 14 anos ou adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências ou TEA.

“Caso seu filho ou alguém conhecido se enquadre nesses critérios, ou caso já tenha em mãos um parecer da escola ou passou por algum médico especialista que orientou para procurar nossa instituição, vá até a sua Unidade de Saúde que a equipe irá orientá-los e se houver necessidade encaminharão via SISREG para a nossa avaliação”, pontua Luciana.

“A família tem papel fundamental no processo de desenvolvimento dos nossos pacientes, pois é ela quem garante o acesso dos mesmos ao trazê-los aos atendimentos, e auxiliam seguindo as orientações repassadas pela equipe para continuar os estímulos em casa”, finaliza a Psicóloga, Karina Aparecida Fernandes.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Projeto Alimentação Saudável, implantado na instituição através do projeto Fundo da Infância e Adolescência/FIA, proporciona atendimento nutricional aos educandos, avaliação corporal, planos alimentares individualizados e orientações aos familiares. É realizado por uma nutricionista e uma psicóloga que durante o ano avaliam a evolução de cada paciente e as dificuldades encontradas pela família.

“Através desse acompanhamento, já conseguimos fazer com que um paciente perdesse 9kg, saindo da obesidade grau 3, eliminando medidas e melhorando a qualidade de vida”, destaca a Nutricionista, Paloma Marques.

A profissional ainda pontua que os atendimentos com as famílias de pacientes que apresentam seletividade alimentar, principalmente os autistas que são muito resistentes à introdução de novos alimentos, tem mostrado bons resultados.

 

Topo