COM INFORMAÇÕES E FOTO CBMSC
O Corpo de Bombeiros de Morro da Fumaça foi acionado por volta das 0h15min desta quinta-feira (1) para atender uma ocorrência de suspeita de incêndio em um galpão industrial no Bairro Picadão Paladini. Após um vigilante de uma empresa vizinha visualizar fumaça saindo do interior da edificação ele acionou o socorro. A guarnição deslocou-se até o local e, devido ao risco de o incêndio ganhar maiores proporções, foi solicitado apoio de outras unidades do Corpo de Bombeiros, com a mobilização de equipes das cidades de Içara e Criciúma.
Ao chegar, os bombeiros enfrentaram dificuldades iniciais de acesso ao terreno e ao galpão, que pertence a uma empresa que atua no ramo de fabricação, produção e limpeza de tambores utilizados para o armazenamento de produtos inflamáveis e corrosivos, o que elevava o grau de risco da ocorrência. Como os portões de acesso estavam trancados, foi necessária a abertura forçada, utilizando equipamentos apropriados.
Após o ingresso no galpão, foi confirmado que se tratava de um incêndio em fase inicial, concentrado em um ponto específico. As equipes montaram rapidamente o sistema de combate, com bombeiros devidamente equipados com roupas de proteção e equipamentos respiratórios, iniciando o combate direto às chamas.
Durante a operação, equipes de apoio assumiram o comando da ocorrência e reforçaram o combate. Também foi realizado o desligamento da energia elétrica do local, garantindo maior segurança às guarnições. Em razão da suspeita de presença de produtos inflamáveis, foi utilizado líquido gerador de espuma (LGE), além de água, para a extinção do fogo e realização do rescaldo.
No total, foram utilizados aproximadamente seis mil litros de água no combate e no rescaldo. Após a extinção completa das chamas e a eliminação de focos residuais, o galpão foi considerado seguro, permanecendo sob a responsabilidade dos proprietários. Não houve registro de vítimas, e após o encerramento dos trabalhos, todas as viaturas retornaram aos seus respectivos quartéis.