Geral

Balneário Esplanada é atingido por ressaca

Balneário Esplanada é atingido por ressaca

O ciclone extratropical que se desloca do Rio Grande do Sul em alto mar traz reflexos para o litoral de Santa Catarina. Rajadas de vento acima de 50 km/h, temperaturas baixas e ressaca na orla marítima. No Balneário Esplanada, em Jaguaruna, a força das águas fez desaparecer a beira mar e as ondas invadiram as primeiras ruas, trazendo muita sujeira e atrapalhando a circulação de veículos e pedestres.

Desde o início da manhã desta sexta-feira (28) a ressaca chamou a atenção dos moradores e curiosos. Para José Luiz da Luz, que mora na praia há 28 anos, a ação do mar impressiona. “Já tivemos outras ressacas, maiores até, mas essa também chama a atenção. Hoje não tem praia”, disse Zeca da Luz. O morador Darci Alves lembra de uma ressaca há 10 anos que “lavou” o balneário. “Nas primeiras ruas tinha até peixes que vieram com a violência do mar. Essa ressaca de hoje acontece todo ano, mas assusta quem não está acostumado”, esclarece Alves.

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta comunicando que nesta sexta-feira e sábado (28 e 29/10) o vento de quadrante sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de três a cinco metros, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral do Estado, devido a influência de ciclone extratropical.

João Manoel Neto

Topo