Cultura

Aulas de Música despertam talentos em Morro da Fumaça

Aulas de Música despertam talentos em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

Há quatros anos, aulas de música promovem cultura e dão oportunidades a jovens fumacenses. Desde a criação da Banda Municipal, estudantes tem a chance de aprender a tocar um instrumento e se destacar na música.

Atualmente em torno de 40 estudantes, do 6º ao 9º ano, participam do projeto e as turmas são divididas em dois períodos, matutino e vespertino, em contraturno escolar. Eles ainda ganham transporte gratuito e alimentação. “As aulas são oferecidas para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares”, coloca o professor de música, Elienai Pedro Moreira.

O projeto é mantido pelo Governo Municipal por meio do Departamento de Cultura, em parceria com a Secretaria do Sistema de Educação, com o intuito de promover a Banda Municipal. As aulas são gratuitas e acontecem todas as segundas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, no Centro Cultural.

São 30 instrumentos disponibilizados pelo Governo Municipal: trompete, clarinete, saxofone, trombone de vara, baixo e a bateria. “Aqui em Morro da Fumaça despertamos muitos talentos. Já temos alunos que saíram e já entraram em carreira de trabalho e temos alguns prodígios com potencial, é um orgulho em ver. Desde leitura de partitura, de capacitação de nota e extensão, de criação de ouvido”, destaca.

As aulas aconteciam no Centro de Múltiplo Uso, no bairro Esperança, mas com a inauguração do Centro Cultural, a escola passou a atender no espaço também. “Vamos ganhar uniforme novo neste ano para o 7 de setembro, também temos uma solicitação para compra de mais instrumentos. Nosso sonho é ter um instrumento para cada um, o que vai possibilitar que possam levar para casa e continuar ensaiando”, coloca o professor.

Para o professor a música é forma destes alunos relaxarem a mente e melhorarem a socialização. “A música reúne todas as formas de pensar diferentes, a música pode levar eles a lugares diferentes, de conhecer pessoas diferentes, de abrir portas para um futuro melhor”.

Emanuel Simon Gabriel, de 14 anos, estudante da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, participa desde o início na escola de música. “Gosto de todos os estilos musicais, mas meu instrumento favorito é o saxofone tenor. Estar aqui na aula de música, participando da Banda Municipal, tem muito significado para mim”, destaca. Além da música, Emanuel joga vôlei, gosta de desenhar e de pintura em tela.

Topo