Geral

Aula inaugural marca início das atividades do Programa Salto Aceleradora em Morro da Fumaça

Aula inaugural marca início das atividades do Programa Salto Aceleradora em Morro da Fumaça
DAIANA CARVALHO / PMMF

Ofertada gratuitamente pelo Governo Municipal, capacitação empreendedora para pequenos negócios visa impactar microempreendedores e impulsionar a economia regional.

Iniciou nesta terça-feira, dia 9, as atividades do Programa Salto Aceleradora ofertado gratuitamente pelo Governo Municipal fumacense por meio de parceria firmada com o Sebrae Santa Catarina e a comunidade voltada ao desenvolvimento colaborativo e coletivo de negócios, Impact Hub Floripa.

Com mais de 20 inscritos confirmados, a formação tem como objetivo alavancar pequenos negócios por meio de mentoria coletiva e individualizada sobre como gerir e expandir os empreendimentos. “Morro da Fumaça tem muito potencial para crescer e em diferentes áreas. Essa iniciativa é mais uma das ações pensadas pelo Governo Municipal para estimular o desenvolvimento do município. Acreditamos que a capacitação é uma das ferramentas para que esse aspecto seja potencializado”, disse o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo ao dar as boas-vindas aos participantes da aula inaugural, realizada no Centro Pastoral da Paróquia São Roque.

Conforme o cronograma de atividades apresentado no encontro, a partir de agora os beneficiados iniciam um calendário de 12 encontros, através dos quais será trabalhado diversos conteúdos que permeiam a jornada do empreendedor com o objetivo de alavancar o negócio. “A gente vai tratar de inovação, mercado, marketing, finanças, mentorias, vai compartilhar dicas, e colocar a mão na massa. Então aqui vai ter teoria e muita prática”, detalha a consultora de inovação e negócios, Nicole Borges Alves.

Elizangela Ione Medeiros, que atualmente trabalha de recepcionista, é uma das alunas e aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre negócios pensando na estruturação da loja que almeja abrir. “A minha expectativa é obter mais conhecimento. Com a ajuda deles para me ensinar realmente, a gente vai saber como começar e permanecer com o negócio no mercado”.

De acordo com dados da Impact Hub, somente em 2023, o programa impactou 900 empreendimentos, dos quais 72% tiveram alterações positivas no faturamento. O aumento médio de faturamento foi de R$ 890,00 e, ao total, os participantes conquistaram 7.666 novos clientes e geraram 67 novos empregos. “Essa parceria vai trazer diversas contribuições aos empreendedores. O município tem um expressivo número de Microempreendedores Individuais (MEIs) com potencial de crescimento, entretanto essa transformação pode se tornar mais ágil e sólida se amparada por profissionais especializados”, explica o prefeito, Agenor Coral.

A parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae, em Morro da Fumaça, existe desde 2021. Em junho de 2023, a municipalidade optou por renovar o contrato e ampliou o número de serviços. Ao todo, foram selecionados cinco projetos que visam o desenvolvimento da cidade como um todo, envolvendo moradores e a gestão pública. Dentre os selecionados na renovação estão os projetos: Aceleradora de MEI, Levantamento de Oportunidades, Gestão Estratégica, Jornada da Governança Inteligente e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento do município, com base nisso estamos atuando em diversas linhas de trabalho, todas tendo como foco o empreendedor. Podemos destacar as ações de qualificação de mão de obra, o posicionamento estratégico das duas áreas industriais às margens da Rodovia Genésio Mazon, o tempo médio para a abertura de uma empresa, que passou de 6 dias para 24 horas – é uma transformação gradual; Analisando os números, em 2020 tínhamos 1.700 CNPJS ativos, atualmente estamos com 2.385, ou seja, tivemos um aumento de 40% no número de empresas instaladas na cidade”, salienta o vice-prefeito.

Podem participar do programa de formação Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (ME). Interessados em participar que ainda não fizeram a inscrição podem ingressar de forma online pelo link bit.ly/SaltoMorrodaFumaça2024 até o dia 16 de abril.

Topo