Geral

Associação de Moradores do Bairro Naspolini segue buscando melhorias para a comunidade

Associação de Moradores do Bairro Naspolini segue buscando melhorias para a comunidade
Gabriela Recco

A Associação de Moradores do Bairro Naspolini, em Morro da Fumaça, vem comemorando conquistas para toda a comunidade. O bairro é um dos mais antigos e populosos do município e a entidade, criada há 30 anos, tem como objetivo buscar melhorias e bem-estar aos moradores. Nos últimos meses, a diretoria tem se reunido regularmente para discutir questões como segurança, limpeza, iluminação pública, entre outras demandas do bairro.

Além disso, a associação tem buscado parcerias com órgãos públicos e empresas locais para viabilizar projetos e ações que beneficiem a comunidade como um todo. Entre as conquistas está a aquisição de materiais e equipamentos de informática, aderidos através de Emendas Parlamentares Impositivas, com a aprovação dos vereadores.

“Os equipamentos estão à disposição dos moradores numa sala cedida pela igreja católica, no salão de festas. Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h tem alguém da diretoria para atender. Temos um computador com internet, xerox, impressora e material de expediente. A sala é climatizada e, também, conta com uma mesa e cadeiras para reunião, e atualmente é a sede da associação. Tudo isso só foi possível com esta Emenda Parlamentar”, destaca o presidente, Márcio Marques, o seu Marcinho.

O objetivo de uma associação de moradores é promover o desenvolvimento e a qualidade de vida da comunidade em que está inserida, por isso a participação dos moradores é fundamental para o sucesso das ações realizadas pela entidade.

“Ainda temos dificuldade de conscientizar as pessoas sobre limpeza do bairro, os problemas com os cachorros soltos, o lixo, muitos não separam o material reciclável. O rio Linha Torrens passa aqui por dentro do bairro, e é muito triste de ver pessoas jogando bolsas de lixo dentro dele”, lamenta Marcinho.

O presidente da associação ainda pontua sobre o descarte irregular do lixo em terrenos baldios. “Temos três terrenos até então, abandonados, e as pessoas estavam jogando muito lixo ali. Com apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fumaf) colocamos placas de conscientização e fiscalização e, de 15 em 15 dias, esses terrenos serão limpos. É importante que todos se conscientizem desta limpeza”, explica.

Outra ação de destaque foi a participação dos moradores e voluntários que se mobilizaram para decorar a praça com luzes e enfeites na época do Natal. “Nesta iniciativa contamos com a participação dos alunos da escola Vicente Guollo que fizeram as fotos e cartinhas na decoração. E neste ano fomos na sala de aula entregar para eles kits escolares como forma de agradecimento”, destaca Seu Marcinho.

Um futuro de mais união e conscientização ambiental

Seu Marcinho foi um dos fundadores da associação, sendo inclusive o primeiro presidente, e desde então, sonha em ver o Bairro Naspolini mais desenvolvido. Ele e toda a diretoria são voluntários e trabalham em prol do melhor para o local em que vivem. “Eu sonho um dia ver todas as pessoas envolvidas nessas causas de mobilização para melhorar o bairro. Sendo mais unido, participativo nas atividades de bem-estar. Sonho em ver todos cuidando, principalmente, mais ainda do meio ambiente. Sendo conscientes com a natureza. Tudo vai contribuir para as famílias moradoras do Bairro Naspolini”, finaliza.

Acompanhe as atividades da Associação de Moradores do Bairro Naspolini no Instagram, clicando aqui.

Topo