Geral

Arroz: o alimento que vai bem com todos os tipos de acompanhamento

Arroz: o alimento que vai bem com todos os tipos de acompanhamento
MONIQUE AMBONI / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Além do feijão, legumes, carnes ou frutos do mar são opções fáceis de preparar, que combinam muito com o tradicional grão.

Para um delicioso almoço, o arroz, inicialmente, era o par perfeito do feijão. Mas com o passar do tempo e as atualizações na cozinha, também se tornou um excelente alimento neutro para praticamente todos os acompanhamentos. Um dos diferenciais do grão é que ele pode se adaptar facilmente a uma variedade de pratos e estilos culinários ao redor do mundo. Hoje, há uma variedade de comidas e legumes que, juntos, formam um prato refinado.

Mas saber montar e elaborar a proposta do prato requer algumas técnicas para ressaltar o sabor e demais ingredientes com a base neutra. Entre os mais famosos, está a junção de legumes, carnes, frutos do mar, ervas, especiarias e molhos.

De acordo com a chef Rosa Rodrigues, o arroz tem o poder de transformar completamente o resultado de um prato. “Por exemplo, o arroz de brócolis, quando acompanhado por uma proteína magra, torna-se um aliado na busca por uma alimentação saudável. Por outro lado, o Arroz à Piamontese, no qual adicionamos queijo muçarela e creme de leite, proporciona uma textura singular em um prato de elevado refinamento”, explica.

Um dos segredos para dar sabor é o tipo de arroz utilizado na preparação. Por isso, pensando na possibilidade de criar as variações, a Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos – selecionou com mais precisão os grãos perfeitos para cozinhar, originando um novo produto: o Arroz Branco Premium. Com ele, o cozimento fica mais soltinho e saboroso com as variadas receitas.

Exemplo de pratos que mostram a versatilidade do arroz

No nível mais reconfortante e familiar, o carreteiro é uma ótima escolha. Ele pode parecer simples, mas com o Arroz Premium e as carnes cozidas juntamente com o cereal, o resultado passa a ser uma refeição ainda mais apetitosa e acolhedora.

Um segundo prato, seguindo sugestões da chef, pode ser o arroz à grega – com legumes ou passas. “Subindo um degrau na sofisticação, é uma opção que combina o arroz cozido com legumes coloridos e aromáticos, como cenoura, pimentão, ervilha e cebola, proporcionando uma explosão de sabores e uma apresentação visualmente atraente”, ressalta.

Além desses, tem o Arroz à Piamontese – de tradição italiana – feito com queijo, creme de leite e champignon. É conhecido por ser cremoso e bem molhadinho, feito com o arroz cozido de outras refeições. Ele pode acompanhar carnes vermelhas ou peixe à gosto. Em 20 minutos, o prato está pronto para ser sevido.

Portanto, o simples grão possibilita várias opções de complementos, variando sempre conforme o gosto particular. Assim, sem alterar o sabor neutro, pode ser misturado com outras comidas sem perder sua essência.

Sobre a Kiarroz

Presente de Norte a Sul do Brasil e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o país, a marca Kiarroz é a pioneira e mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da cerealista catarinense é creditada à marca, que possui renome nacional e já foi reconhecida com inúmeras premiações.

Entre seus produtos, a marca oferece arrozes na linha tradicional, com as versões polido, parboilizado integral e parboilizada polido, bem como uma linha Premium, com um arroz branco ainda mais selecionado, e uma linha Extra Premium, com os tipos Arbório e Pérola.

A Kiarroz é uma das marcas da Fumacense Alimentos e, juntamente com a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a Cervejaria Santa Catarina, faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Topo