Educação

Após meses de elaboração, participantes do Inova Junior apresentam ideias

Após meses de elaboração, participantes do Inova Junior apresentam ideias
ASSESSORIA UNESC

Iniciativa elegeu as três melhores ideias entre as 20 apresentadas pelas equipes.

Lançado em setembro, o Inova Junior, iniciativa da Unesc, ao lado da Junior Achievement e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), foi concluída nesta quinta-feira (7/12), com a apresentação de grandes e inovadoras ideias de alunos do Ensino Médio de escolas de toda a região.

Ao todo, 1,2 mil estudantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), mergulharam em um universo da inovação em uma proposta, que ao longo de dois meses, ofereceu ensinamentos, experiências e conexões que resultaram em ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo.

Ao fim de 20 apresentações, três ideias foram selecionadas pelos cinco jurados. Em primeiro lugar, ficou a equipe Tecnovanguardistas, do Cedup; em segundo, a Duo-Dot e em terceiro a Diversity, ambos da Escola S que também foi a instituição destaque da jornada.

“Percebemos que as escolas aderiram, que os professores estavam engajados e prepararam os alunos. Eles estavam nervosos com a apresentação, mas passaram pela jornada de inovação, que possibilitou o crescimento, perceptível ao longo das apresentações. Vimos como ficaram confiantes, empoderados, o que nos deixa muito satisfeitos e consagra a parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que apoia esta iniciativa desde o primeiro semestre e viabilizou o evento”, relata a gerente da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), Elenice Engel.

“Avaliamos que foi um sucesso e que de fato estamos fazendo o nosso papel enquanto educadores Universidade, na área do empreendedorismo, da inovação, mostrando novas perspectivas para estes jovens”, acrescenta.

Universo de inovação

O Inova Junior possibilitou a inserção no universo da inovação e do networking, além de possibilitar novas amizades. Como é o caso da aluna do primeiro ano da Escola Abílio César Borges, de Nova Veneza, Kailani Lazzarotto.

“Elaboramos um projeto que mostra como a tecnologia pode influenciar na vida do jovem estudante. Pesquisamos bastante e procuramos fontes confiáveis que resultaram em uma plataforma que liga jovens capacitados com o mundo do trabalho. Fiquei ansiosa com a apresentação, mas deu tudo certo e foi uma experiência muito boa”, cita.

O professor da Escola Udo Deeke, de Treviso, Luiz Eduardo Bif, foi convidado pelas alunas para ser mentor da equipe que participou do Inova Junior 2023. Durante o processo, ele auxiliou na elaboração da ideia de uma consultoria sistematizada.

“Percebemos que já existia algo parecido, então buscamos incrementar a proposta. No início era parecido com o com o LinkedIn, então fizemos uma consultoria sistematizada para ter um diferencial. Quando eu cheguei na Unesc para a apresentação, elas estavam nervosas, o que é normal. Há um pouco de pressão, mas elas conseguiram suportar bem e tudo isso será importante, pois apresentações assim irão ocorrer de forma constante na graduação, em qualquer área que elas seguirem”, fala.

Topo