Geral

Após demanda apresentada pelo Governo de Morro da Fumaça, Alesc lança Frente Parlamentar pelo desassoreamento do Rio Urussanga

Após demanda apresentada pelo Governo de Morro da Fumaça, Alesc lança Frente Parlamentar pelo desassoreamento do Rio Urussanga
Edson Padoin/PMMF –  Foto: Romualdo Costa

Articulação política encabeçada pelo prefeito fumacense busca encaminhamentos para solucionar alagamentos e enchentes recorrentes.

Após anos de prejuízos causados por alagamentos e enchentes que impactam diretamente famílias e produtores rurais, a região dá um passo concreto em busca da solução para o Rio Urussanga. Nesta quarta-feira (4), o Governo de Morro da Fumaça marcou presença no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A mobilização ganhou força a partir de demanda apresentada pelo prefeito Eduardo Sartor Guollo aos parlamentares estaduais, que levou a pauta do desassoreamento ao centro das discussões. Além do presidente da Frente Parlamentar, Rodrigo Minotto, integram a iniciativa os deputados José Milton Scheffer, Camilo Martins, Carlos Humberto e Napoleão Bernardes.

A criação da Frente surge diante dos prejuízos e transtornos recorrentes causados por alagamentos e enchentes, que atingem agricultores, áreas de plantio, lavouras, pastagens e propriedades produtivas em diversos municípios da bacia hidrográfica. O desassoreamento do Rio Urussanga figura como uma das principais medidas estruturantes para minimizar os impactos das cheias e garantir mais segurança às comunidades.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Sartor Guollo destacou a realidade enfrentada pelo município. “Quando chove em alto volume, Morro da Fumaça é um dos municípios mais afetados, pois a água que vem de cidades vizinhas, localizadas em áreas mais altas, se acumula aqui. Além disso, quando a maré sobe, a água demora para escoar e isso gera reflexos diretos no município. Esse é um problema histórico e precisa de solução. Contamos com o apoio da Frente Parlamentar e esperamos que o desassoreamento do Rio Urussanga saia do papel”, afirmou.

O deputado e presidente da Frente Parlamentar, Rodrigo Minotto, ressaltou a importância da articulação institucional. “A iniciativa nasceu a partir de uma demanda concreta dos municípios da região, apresentada pelo prefeito de Morro da Fumaça, e tem como objetivo unir forças entre Estado e lideranças locais para buscar recursos e viabilizar o desassoreamento do Rio Urussanga. Trata-se de uma pauta prioritária para o desenvolvimento regional”, declarou.

Além do chefe do Poder Executivo, representaram o município a diretora da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), Silvia Sartor Roseng, o coordenador da Defesa Civil, Natan Felipe Souza e o secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia. O presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Formentin Pereira, e os vereadores Henrique Casagrande, Sulanor Enio de Freitas, Marijane Felippe, Antonio Heliton Montes Silva e Felipe Pereira Nunes, também participaram do ato.

Reunião será realizada no município

Como encaminhamento do primeiro encontro da Frente Parlamentar, ficou definido que uma nova reunião será realizada na próxima semana, em Morro da Fumaça, para tratar sobre o assunto. O encontro contará com a presença dos deputados que integram a mobilização. A data e o horário ainda serão definidos e divulgados nos próximos dias.

Topo