Geral

Após concessão, Praça Esportiva do bairro Maccari se consolida como atração de lazer em Morro da Fumaça

Após concessão, Praça Esportiva do bairro Maccari se consolida como atração de lazer em Morro da Fumaça
DAIANA CARVALHO / PMMF

Concessão trouxe mais segurança e infraestrutura diferenciada ao local que antes era depredado e inseguro para a população.

A concessão de espaços públicos para a gestão da iniciativa privada é um case de sucesso que vem dando certo em diversas cidades brasileiras e em Morro da Fumaça a medida também vem se mostrando assertiva. Há um ano, a Praça de Esportes Deomício Joaquim Mendes, localizada no bairro Maccari, após processo licitatório para a concessão, passou a ser administrada pela iniciativa privada. O processo permitiu que o espaço, que antes estava depredado devido a ação de vândalos, passasse por um trabalho de revitalização que reestruturou o local.

“É uma ampla área de lazer, entretanto precisava de cuidado. Nós assumimos e realizamos uma ampla reforma. Trocamos o gramado do campo, instalamos alambrado, reformamos a parte de alvenaria, implantamos tendas, investimos em decoração e em atrativos para que a população queira visitar e desfrutar da Praça”, explica o empresário, Fernando Burato que assumiu a gestão do espaço ao lado da esposa, Solimar Espindola.

“A cidade não tem shopping ou um leque diverso de opções de lazer. Eu e meu esposo temos uma filha de 5 anos, sempre que pensávamos em sair sentíamos falta de ter um lugar com espaço ao ar livre, para que nós pudéssemos aproveitar e ela, ao mesmo tempo, brincar. Quando vimos a oportunidade de investir nossas economias e empreender, aproveitamos a oportunidade. Hoje, diversas famílias desfrutam de um ambiente esperado por muitos fumacenses”, celebra Solimar.

Além dos atrativos voltados à prática de esporte e recreação, a sede esportiva ganhou um ambiente de convivência denominado de Boteco da Praça. “A concessão permitiu que o espaço pudesse, de fato, ser utilizado pela população. Antes isso não era possível. Atualmente, temos um equipamento renovado que vem recebendo investimentos e manutenção constante”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Após a revitalização, o espaço passou a contar com área para a realização de eventos e segurança privada durante o horário de funcionamento. “A concessão vem se mostrando uma alternativa muito válida, tendo em vista que o índice de roubos no local e nas imediações diminuiu; Não temos mais problemas relacionados a danos ao patrimônio público, zeramos os custos com manutenção daquele espaço. Mas podemos ir além, essa iniciativa integra a engrenagem econômica da cidade, através da geração de renda, e é a consolidação de uma opção a mais de lazer na cidade”, salienta o prefeito, Agenor Coral.

O local possui pista de caminhada, campo de futebol, quadra de beach tennis e vôlei, pista de skate, cancha de bocha, mesa de sinuca e pacau, parque infantil e um quiosque. Às sextas-feiras, domingos e feriados o espaço também conta com atrações musicais, contratadas para entreter o público que frequenta o bar. Além de bebidas, o estabelecimento também oferece lanches diversos. “Montamos uma comissão de gestão, onde trocamos ideias, com o objetivo de estar sempre ligados naquilo que as pessoas esperam daquele espaço e assim nos adequarmos. Acreditamos que estamos no caminho certo, em determinadas datas já registramos a presença de aproximadamente 250 pessoas no local”, explica Burato.

Como medida de segurança, a Praça tem ficado fechada na parte da manhã durante os dias de semana. Os portões são abertos de segunda a sexta-feira, das 13 às 23h59, e das 7 às 23h59 aos sábados e domingos. “A maior demanda ocorre aos finais de semana e durante a semana na parte da tarde, no contraturno escolar, e a partir das 17 horas, quando o pessoal sai para praticar alguma atividade física ao final do dia”, esclarece Solimar.

Para celebrar o aniversário de um ano de reestruturação da Praça Esportiva, a administração do espaço realizou um campeonato de sinuca, no último domingo. O torneio envolveu competidores de diversos municípios da região.

Topo