Geral

Após aprovação do Legislativo, Governo fumacense retoma tratativas para a construção do Parque Linear

Após aprovação do Legislativo, Governo fumacense retoma tratativas para a construção do Parque Linear
DAIANA CARVALHO / PMMF

Projeto reúne diversas  melhorias a serem implementadas na área central da cidade com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e impulsionar o desenvolvimento do município.

Apresentado à comunidade fumacense e encaminhado para a análise e aprovação da Câmara de Vereadores no mês de outubro, o Parque Linear do município de Morro da Fumaça já tem previsão para começar. Conforme a Administração Municipal, o processo licitatório para a execução do projeto deve ser iniciado em fevereiro de 2024.

“Estávamos no aguardo do aval do Legislativo para poder dar continuidade. Diante da aprovação, vamos sancionar e publicar a lei referente ao projeto e encaminhar ao BRDE [Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul]. A nossa expectativa é que em meados do primeiro semestre do próximo ano os trabalhos já estejam em andamento. O Parque Linear irá transformar a nossa cidade e abrir um universo de oportunidades de negócios, agradecemos a confiança depositada pelos vereadores”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

O cronograma da obra prevê a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade universal para proporcionar a convivência social democrática e inclusiva. Com isso, a população passará a contar com um espaço requalificado, com área de lazer, ciclofaixa e acessibilidade.

“O projeto contempla diversas frentes de trabalho com o objetivo de promover a reabilitação da área central da cidade. Serão intervenções importantes em todo o trecho urbano que compreende o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel, o perímetro interligado pelas vias Avenida Celeste Recco, Avenida Inocente Pagnan, Rua Prefeito Virgínio Maccari, Rua XV de Novembro e Rua Ítalo Primo Naspolini”, explica o secretário de infraestrutura, Natan Felipe.

A construção do Parque Linear, conforme a Administração Municipal, irá sanar diversas deficiências identificadas no Centro da cidade e impulsionar o turismo fumacense. “Nossa cidade tem muito potencial e precisa aproveitar melhor isso. Em função da presença do trilho da Ferrovia Tereza Cristina, o município se desenvolveu em torno dela. Entretanto, esse processo não foi planejado e hoje é possível constatar que podemos executar melhorias. O intuito do Governo é proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento de Morro da Fumaça”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

O projeto a ser executado com os recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades) também deve viabilizar a pavimentação asfáltica da Rua Silvio Sartor, trecho localizado no Bairro de Costa até a junção com a Rodovia Estadual SC-445 (Rodovia Genésio Mazon). A Rua Silvio Sartor estabelece conexão com a região central, que será revitalizada por meio da Avenida Inocente Pagnan, que também está em fase de pavimentação asfáltica, com o objetivo de interligar ciclofaixas, adequando novas formas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro e eficiente ao Centro de Morro da Fumaça.

Principais intervenções almejadas para a consolidação do projeto:

  • Pavimentação asfáltica na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
  • Sinalização horizontal e vertical na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
  • Implantação e/ou melhorias nas drenagens pluviais na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
  • Criação de um parque linear no entorno da Ferrovia Tereza Cristina, com alargamento e adequação de passeios e criação de circuitos de caminhada com melhorias nas condições de acessibilidade, tanto na Rua Silvio Sartor como também nas demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
  • Criação de um binário central viário;
  • Criação de circuito cicloviário interligando a rua Silvio Sartor com a área central da cidade.
  • Implantação de mobiliário urbano como bancos, mesas, decks, floreiras, pergolados, bicicletários, entre outros;
  • Implantação de espaços de permanência cobertos e descobertos;
  • Criação de vagas exclusivas para estacionamento de viaturas militares;
  • Criação de espaços efêmeros para eventos como feiras, exposições, entre outros;
  • Delimitações de vagas de estacionamento longitudinais na área central.
Topo