Geral

Após apresentação à comunidade, Projeto de Parque Linear segue para aprovação da Câmara

Após apresentação à comunidade, Projeto de Parque Linear segue para aprovação da Câmara
Daiana Carvalho / PMMF

Obra conta com recurso aprovado pelo Ministério das Cidades e depende de aval do Legislativo para iniciar em 2024.

O evento de apresentação do Projeto do Parque Linear, organizado pelo Governo Municipal de Morro da Fumaça, realizado no final da tarde desta quarta-feira, 1º de novembro, contou com a expressiva participação de lideranças da cidade, que lotaram o auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Durante a reunião, o prefeito, Agenor Coral, destacou os principais benefícios que a implantação do Parque Linear irá trazer para a cidade. “Será um divisor de águas no que se refere ao desenvolvimento do município. Teremos melhorias no trânsito, para o comércio, mais qualidade de vida, além de gerar uma série de novas oportunidades de negócios, principalmente no segmento gastronômico”, pontua Noi Coral.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe, detalhou a composição do projeto e as principais mudanças previstas. “A obra contempla a área urbana central às margens da Ferrovia Tereza Cristina, compreendida entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura Municipal de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel. Será implementado um sistema binário, que deve trazer melhorias significativas ao trânsito e ampliar a área de estacionamento. Teremos um acréscimo de aproximadamente 40 novas vagas”, explica.

O cronograma executivo da obra contempla a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade universal para proporcionar a convivência social democrática e inclusiva. “Morro da Fumaça é privilegiada por ter o trilho passando no Centro da cidade, além das contribuições para o aspecto econômico, o trem possui um vínculo afetivo com todos nós fumacenses. Este projeto irá conciliar história e desenvolvimento. Através dele, estaremos melhorando diversos aspectos relacionados ao bem viver dos moradores”, salienta o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

De acordo com a Administração Municipal, o projeto já está aprovado pelo Ministério das Cidade e a equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) avalia a parte de engenharia. Para avançar, a iniciativa depende da aprovação do Projeto de Lei, que autoriza a execução da obra, que será encaminhado para análise da Câmara de Vereadores. “O Parque Linear tem valor estimado de R$ 5.3 milhões, considerando que a gestão almeja viabilizar a pavimentação da Rua Silvio Sartor, em paralelo a execução do projeto, o valor total a ser investido será de R$ 7.6 milhões”, esclarece o secretário do Sistema Econômico, Roberto José Sávio Caetano.

O projeto deve ser executado no período de 12 meses com recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades). A expectativa do Governo Municipal é de  realizar o processo licitatório ainda este ano e iniciar a obra em fevereiro de 2024.

Topo