Saúde

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, março terá horário diferenciado nas UBSs de Morro da Fumaça

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, março terá horário diferenciado nas UBSs de Morro da Fumaça
DAIANA CARVALHO / PMMF

Estratégia visa estimular o cuidado com a saúde feminina e facilitar o acesso a serviços da Atenção Primária à Saúde.

Com o objetivo de intensificar os cuidados com a saúde da mulher as equipes de Atenção Primária à Saúde de Morro da Fumaça, durante todo o mês de março, por conta do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no próximo dia 8,  estarão mobilizadas para ofertar horário diferenciado para o atendimento das mulheres do município.

A estratégia, conforme a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Francine da Soller Teixeira, irá facilitar o atendimento para as mulheres que não conseguem ir até os postos durante o horário comercial. “Sabemos que muitas pacientes acabam negligenciando o cuidado com a saúde devido a rotina intensa imposta pelo dia a dia. Com horário diferenciado, conseguimos ampliar o número de pessoas impactadas e ao mesmo tempo otimizar os serviços ofertados à população”, explica.

A prática adotada pela Secretaria de Saúde acontece anualmente em períodos estratégicos: Março, mês da Mulher, Outubro Rosa e Novembro Azul, e vem apresentando bons resultados. No último quadrimestre de 2023, a saúde de Morro da Fumaça ficou entre as três cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) com melhor avaliação no Previne Brasil. O método avaliador considera sete indicadores subdivididos em quatro categorias: Pré-Natal, Mulher, Crianças e Doenças Crônicas. Entre os sete aspectos avaliados, Morro da Fumaça recebeu nota superior a 80% em quatro deles.

“Estamos sempre buscando alternativas para ampliar e facilitar o acesso dos fumacenses aos serviços de Saúde ofertados por meio da Rede Municipal de Saúde. Com base nos números do último ano é possível verificar que vem dando certo, então vamos manter as equipes mobilizadas e realizando ações pontuais durante todo o ano. O diagnóstico precoce e a prevenção salvam vidas”, pontua a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

Durante o período, as mulheres podem buscar os postos de atendimento para a realização de consulta médica e odontológica, vacinação, exame preventivo, testes rápidos e para obter demais orientações. A relação dos horários pode ser conferida na tabela anexa à publicação.

Topo