Educação

Alunos voltam às aulas na próxima quarta-feira

Alunos voltam às aulas na próxima quarta-feira
Daiana Carvalho / PMMF

Retorno envolve, aproximadamente, 3 mil educandos e 300 profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A volta às aulas dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça acontecerá na próxima quarta-feira, 14, após o feriadão de Carnaval. Mais de 3 mil alunos estarão retomando as atividades escolares nas sete Escolas de Educação Básica e nos cinco Centros de Educação Infantil (CEIs) do município.

Com o objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor e estruturado, a Secretaria de Educação organizou uma força tarefa, nesta quinzena, para garantir que tudo esteja devidamente preparado para o regresso dos educandos. “Nesta reta final está sendo realizada a limpeza e as roçadas nas escolas e também a distribuição dos alimentos. O nosso cardápio é diversificado e de qualidade e já foi encaminhado para todas as unidades. No aspecto pedagógico, no decorrer de toda essa semana os professores participaram de várias capacitações e, nesta sexta-feira, encerram a Semana Pedagógica com a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP)”, detalha a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

Além dos preparativos operacionais, cada unidade de ensino dará as boas-vindas aos educandos em ambiente decorado e revitalizado. “Entre 2023 e 2024 a Administração Municipal investiu R$ 10 milhões em obras de reforma, ampliação e construção de escolas. Com isso, a volta às aulas acontece com três unidades reformadas, três Centros de Educação infantil revitalizados e uma escola recém construída no bairro Naspolini”, destaca Greicy.

Por conta das melhorias em andamento, o regresso dos educandos da EEBM Vicente Guollo será diferenciado. Mediante a construção do novo prédio da unidade de ensino, os alunos da Pré-escola e do Fundamental I começam o ano letivo na nova estrutura erguida ao lado da antiga sede, recentemente demolida.  “Somente nesta unidade foram investidos R$ 7 milhões. A partir de agora, os alunos passam a contar com um espaço melhor equipado, diferenciado e que contempla todos os aspectos de acessibilidade. É uma alegria ver esse projeto se tornando realidade, 50 anos após a sua fundação”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

Com a construção da nova Escola Vicente Guollo, Morro da Fumaça passa a contar com duas escolas instaladas em edificações recém construídas. “A exemplo da Escola Biázio Maragno, que também passou pelo mesmo processo em 2021, a construção da nova sede da Vicente Guollo é uma grande conquista para a população fumacense e para todos os profissionais que nela atuam. Educação de qualidade é o bem maior que podemos dar às nossas crianças”, salienta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Outra excepcionalidade neste regresso acontece na EEBM Maurina de Souza Patrício. Devido a conclusão da obra de reforma e ampliação, o início das atividades para as duas turmas de Educação Infantil, implementadas neste ano, começarão somente na semana seguinte, a partir da segunda-feira, 19.

Topo