Educação

Alunos de Morro da Fumaça participam de viagem de estudos em Florianópolis

Alunos de Morro da Fumaça participam de viagem de estudos em Florianópolis
Daiana Carvalho / PMMF

Saída de campo faz parte do cronograma de atividades do Projeto Defesa Civil na Escola.

Neste mês, nos dias 1º e 8 de novembro, 80 alunos das Escolas Vicente Guollo, Pietro Maccari, Olívio Recco e Maurina de Souza Patrício, de Morro da Fumaça, realizaram saídas de campo em Florianópolis. A visita de estudo integra o cronograma de atividades executado com os alunos da rede pública e privada de ensino do município que participam do Projeto Defesa Civil na Escola.

“É uma iniciativa muito interessante, os alunos aprendem, na prática, os princípios da gestão e prevenção de riscos e desastres. Aspectos fundamentais para qualquer cidadão conseguir apresentar uma resposta efetiva diante de situações adversas. Outro ponto válido a se destacar é o papel multiplicador de conhecimento que o projeto representa, tendo em vista que o aluno passa a ser um agente transformador do local em que está inserido”, pontua o secretário de educação, Marcos Silveira.

O projeto está implantado na cidade desde 2021 e, atualmente, beneficia aproximadamente 400 alunos dos sétimos anos. No decorrer do calendário anual  participam de palestras, saídas de campo e dinâmicas em sala de aula.

“Aprendemos muitas coisas novas: clima, relevo e hidrografia, além de poder ver de pertinho, em tempo real, a situação do nosso Estado no que se refere à previsão do tempo. Eu não imaginava que havia tanta tecnologia avançada. Aprendi muitas coisas que vou levar pra minha vida, os riscos e como evitá-los, por exemplo”, destaca Gabriel Martins, um dos educandos beneficiados pelo programa.

A visita ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na capital catarinense, faz parte das atividades realizadas pelos estudantes que já concluíram a formação e agora passam a integrar o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec).

“O foco principal do projeto é a autoproteção. Durante a formação, o programa visa capacitar professores e alunos para serem multiplicadores, através do Núcleo, atuando de forma compartilhada e eficaz na prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e à Proteção e Defesa Civil de seu município”, explica o coordenador do Nepdec, Rodrigo Borges Francisco.

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. A formatura do grupo constituído em 2023 será realizada no dia 22 de novembro, às 19h30, na Vila Natalina. A partir desse ato, os recém-formados passarão a integrar o Nepdec e novas turmas serão admitidas para a fase de capacitação do projeto.

Topo