Educação

Alunos da escola Vicente Guollo exploram técnica com pregos e linhas em experiência artística

Alunos da escola Vicente Guollo exploram técnica com pregos e linhas em experiência artística
Gabriela Recco

As turmas do 4º ano da Escola de Educação Básica Municipal Vicente Guollo, orientadas pela professora de Arte Amanda Bertan, vivenciaram uma experiência única de aprendizado e criatividade inspirada no trabalho do artista Bruno Aléssio, morador do Balneário Rincão.

A atividade iniciou em junho, com uma visita ao Nações Shopping, onde os alunos conheceram e apreciaram de perto as obras de Aléssio, que utiliza uma técnica diferenciada com pregos e linhas. “Durante o passeio, fui incentivando a observação atenta, orientando os estudantes a analisarem formas, cores, texturas, materiais e mensagens transmitidas”, destaca Amanda.

De volta à escola, os alunos participaram de uma roda de conversa para compartilhar impressões, relembrar informações sobre o artista e refletir sobre a importância da arte regional na valorização cultural da comunidade. A partir daí, a professora conduziu aulas práticas inspiradas no estilo e nas técnicas de Bruno Aléssio. “Os estudantes começaram preparando as madeiras que serviriam de suporte, lixando e pintando, e depois criaram, individualmente, desenhos que expressassem sua identidade artística”, conta.

O ponto alto do projeto aconteceu no dia 7 de agosto, no período vespertino, quando Bruno Aléssio visitou a escola e conduziu uma oficina prática. Mediado pela professora Amanda e com apoio das estagiárias, o artista apresentou sua técnica de criação com pregos, martelo e linhas, demonstrando o passo a passo e incentivando a participação de todos. “O Bruno é muito talentoso e atencioso com os alunos. Ele autografou o trabalho de cada criança”, pontua Amanda.

A atividade proporcionou aos alunos o desenvolvimento da coordenação motora fina, da paciência e da precisão, além de estimular a liberdade criativa. O encontro foi marcado pela troca de conhecimentos, curiosidade e respeito mútuo, fortalecendo o vínculo entre arte, artista e comunidade escolar. Ao final, as produções foram apreciadas coletivamente, fortalecendo a importância de vivências artísticas concretas como ferramenta de expressão e desenvolvimento criativo.

Topo