Gabriela Recco
Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, em Morro da Fumaça, iniciaram nesta terça-feira (5) uma jornada de aprendizado e descobertas com o Projeto Geração Empreendedora. A iniciativa, promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com a Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf) e o Núcleo de Mulheres Empreendedoras, tem como objetivo estimular o espírito empreendedor entre os jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
O encontro de estreia foi marcado pela apresentação do projeto, integração da turma e um conteúdo especial sobre inteligência emocional, essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. “Foi um momento muito legal. O grupo demonstrou muito interesse e participação. Estamos encantadas com a turma. São jovens com muito potencial e vontade real de aprender”, destacou a coordenadora do Núcleo das Mulheres Empreendedoras, Tamires Bressan.
A metodologia do Geração Empreendedora é aplicada pela Facisc, e os encontros acontecerão durante quatro terças-feiras do mês de agosto, sempre das 13h30 às 16h30, na própria escola. “Durante os encontros, os alunos serão desafiados a elaborar um projeto de empreendedorismo, que será apresentado ao final do ciclo para uma banca avaliadora. A melhor ideia será selecionada para representar a escola na etapa regional e, se classificada, seguirá para a etapa estadual da competição”, explica Tamires.
O projeto em Morro da Fumaça será conduzido pelas voluntárias do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Acimf, Tainara, Gabriele, Maira e Camila. Elas atuarão como mentoras, compartilhando suas vivências e orientando os estudantes durante todo o processo.
“O Geração Empreendedora é uma excelente oportunidade para que os jovens desenvolvam habilidades como liderança, criatividade, planejamento e autoconhecimento, além de compreender todas as áreas envolvendo uma empresa, desde da inovação até o financeiro do negócio, aproximando a educação do mundo real e inspirando novas possibilidades para o futuro”, finaliza Tamires.
