Geral

Alunos de Morro da Fumaça recebem orientações sobre consequências do Desafio da Baleia Azul

Alunos de Morro da Fumaça recebem orientações sobre consequências do Desafio da Baleia Azul

Desde que casos de suicídio relacionados ao Desafio da Baleia Azul começaram a aparecer o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), juntamente com a Secretaria do Sistema Educacional de Morro da Fumaça, iniciou uma série de palestras nas escolas do município orientando e alertando sobre as consequências do jogo que se disseminou rapidamente.

Mesmo não registrando nenhum caso envolvendo o jogo na cidade, o Nasf considera importante tratar o assunto que é de conhecimento dos adolescentes e preveni-los. Segundo a enfermeira Carla Niero, que vem realizando as conversas com os alunos, o tema está sendo inserido de leve de acordo com a idade de cada turma. “O objetivo é não deixar que nossos adolescentes sejam levados e manipulados por uma moda”, diz ela.

O problema da automutilação no Brasil

A automutilação atinge 20% dos jovens no Brasil e já afeta mais do que as drogas e o bullying nas escolas. Esta questão também vem sendo abordada nas unidades de ensino já que um dos desafios do jogo é a agressão direta ao próprio corpo.

“Tentamos explicar para as crianças e adolescentes que não tenham medo de sair de um grupo. Cada um pode agir e deve agir de acordo com a consciência e educação. Se alguém se sente bem ao se cortar ou provocar dor em si mesmo pode conversar com um psicólogo. “Temos um profissional à disposição para ajudar”, explica.

O Ministério Público emitiu recentemente recomendação à Secretaria de Estado de Educação (SEE) para que as instituições de ensino orientem pais e alunos, de forma a evitar que criminosos se aproveitem da vulnerabilidade, especialmente de crianças e adolescentes.

Recomendações do Ministério Público

» Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem;
» Demonstre interesse pela rotina dele;
» Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis;
» Dialogue e atraia a confiança de seu filho;
» Evite que ele fique muito tempo na internet;
» Deixe o computador em um local comum e visível da casa;
» Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais.

Assessoria Prefeitura MF
Topo