Saúde

Alunos de creches e escolas de Morro da Fumaça recebem orientações sobre saúde bucal

Alunos de creches e escolas de Morro da Fumaça recebem orientações sobre saúde bucal
BEATRIZ COAN / PMMF

Visitas são continuidade do Programa Saúde na Escola.

Ao longo do mês de junho, estudantes da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino de Morro da Fumaça estão recebendo orientações sobre cuidados com a saúde bucal. A ação é realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema da Saúde e do Desenvolvimento Social e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde (MS).

Conforme a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Fellipe, as visitas acontecem nos Centros de Educação Infantil (CEI), em escolas municipais e estaduais da cidade, além do Programa Fumacense de Assistência Social (Profas). “As ações estão sendo realizadas conforme determinação do MS, que coloca os CEIs como prioritários, assim como algumas escolas da cidade, com base nos ciclos anteriores do PSE. No total, serão 14 instituições de ensino atendidas”, explica a secretária.

As visitas são realizadas pela cirurgiã dentista e coordenadora da Saúde Bucal, Geovana Frasson Cechinel, com apoio do dentista e auxiliar do bairro ou agentes comunitários. “Durante a visita, nós orientamos os estudantes sobre a importância da saúde bucal, como realizar a higiene oral e avaliamos a dentição. Além disso, entregamos kits com escova infantil, pasta e fio dental e realizamos juntos uma escovação supervisionada”, comenta a coordenadora.

O PSE é realizado todos os anos na cidade e promove diversas ações voltadas à saúde. “Esses encontros com os alunos para orientar sobre os cuidados com a saúde, seja ela bucal, mental ou física, é extremamente importante. Além de incentivar boas práticas desde cedo, essas ações acabam repercutindo na sociedade, já que os alunos acabam levando a informação para os pais”, pontua Marijane.

Topo