Educação

Alunos do Centro Educacional Davi doam tampinhas de plástico para a APAE

Alunos do Centro Educacional Davi doam tampinhas de plástico para a APAE
Gabriela Recco

Os alunos do 3º ano do Centro Educacional Davi entregaram aproximadamente 200kg de tampinhas de plástico para a APAE de Morro da Fumaça, na quarta-feira (26). A ação faz parte do projeto “Moldando Ideias- Juntos a Gente Faz Acontecer” desenvolvido em sala de aula com a professora Mariléia Januário Arnold e teve como objetivo despertar nas crianças a consciência ambiental desde cedo, incentivando o cuidado com o meio ambiente, a prática da reciclagem e atitudes responsáveis no dia a dia.

“A proposta buscou ensinar, de forma vivencial, a importância de preservar a natureza, compreender o impacto do lixo produzido e perceber como a reciclagem pode transformar vidas, especialmente para famílias que dependem desse trabalho como fonte de renda”, destaca professora.

Segundo a professora, o projeto foi desenvolvido ao longo do ano, envolvendo momentos de estudo, conversa, atividades práticas e vivências. “As crianças participaram de ações de coleta de tampinhas, aprenderam sobre reciclagem e sobre o impacto ambiental do lixo, e realizaram uma saída de campo ao local de reciclagem da cidade. Também visitamos a APAE, onde os alunos puderam conhecer os espaços, interagir com os estudantes e professores, observar o trabalho que é feito e entender como as tampinhas arrecadadas contribuem para a instituição. Foi um processo significativo, participativo e cheio de aprendizados”, explica Mariléia.

A APAE é uma instituição filantrópica que desenvolve um trabalho essencial na comunidade, apoiando pessoas com deficiência e suas famílias. Além disso, a entidade vive de doações, parcerias e ações solidárias.  “Queríamos que as crianças conhecessem de perto o trabalho realizado lá, compreendessem a importância da inclusão e percebessem como pequenas atitudes como juntar tampinhas podem ajudar no dia a dia da “instituição”, coloca a professora.

A aluna Antônia da Silva Natal, de 9 anos de idade, conta que a ação foi importante. “Eu me senti muito feliz por fazer esse trabalho, porque eu sabia que estaria ajudando a APAE. E também iria poluir menos o meio ambiente, e é muito legal fazer essa coleta”, conta a aluna.

“Foi um momento muito especial e emocionante. As crianças ficaram felizes ao ver o resultado do esforço coletivo, conheceram a instituição, observaram como o trabalho funciona e vivenciaram uma experiência de inclusão, solidariedade e cuidado com o próximo. Além de contribuir para o meio ambiente, o projeto demonstrou que pequenos gestos podem fazer grande diferença na vida das pessoas”, finaliza a professora.

Topo