Geral

Alcançando 300 produtores rurais, Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça inicia 2026 com foco no fortalecimento do setor

Alcançando 300 produtores rurais, Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça inicia 2026 com foco no fortalecimento do setor
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Com resultados expressivos no último ano, órgão destaca incentivos à produção rural fumacense que fortalecem a integração entre campo e cidade e valorizam quem produz.

O Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça encerrou o ano de 2025 com resultados significativos, reafirmando o setor como um importante pilar para o desenvolvimento econômico e social do município fumacense. Ao longo do último ano, cerca de 300 agricultores e suas famílias foram atendidos diretamente, totalizando 2.200 atendimentos em geral, que envolveram orientações técnicas, serviços, programas de incentivo e apoio à produção. O trabalho desenvolvido impacta diretamente a renda das famílias rurais e garante que os produtos do campo cheguem à mesa da população, fortalecendo a economia local.

As ações realizadas ao longo do ano demonstram o compromisso da Administração Municipal fumacense com o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização do produtor rural e a integração entre o campo e a cidade, é o que destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo. “O campo é um pilar essencial da nossa economia e do nosso desenvolvimento. Seguiremos oferecendo apoio real aos agricultores, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo que a produção do campo gere renda, emprego e qualidade de vida também na cidade. Nosso compromisso é continuar investindo, ampliando programas e valorizando quem trabalha todos os dias para colocar alimento na mesa das famílias fumacenses”, ressalta Guollo.

Entre os destaques de 2025 está o volume de 3.027 horas-máquina disponibilizadas aos agricultores, por meio de um sistema que permite o uso de equipamentos mediante o pagamento apenas da hora trabalhada, sem a necessidade de aquisição do maquinário. A iniciativa representa economia, eficiência e acesso à tecnologia no campo. O parque de máquinas inclui retroescavadeira, aradora/niveladora, subsolador, roçadeira, ensiladeira, espalhador e trator com concha, além de serviços com retroescavadeira hidráulica, motoniveladora e fornecimento de areião em propriedades rurais do município.

A coordenadora de Agricultura de Morro da Fumaça, Patrícia Coral, explica que os resultados de 2025 refletem um trabalho construído com diálogo, planejamento e parceria com os agricultores e instituições do setor. “Atendemos centenas de famílias, ampliamos o acesso a máquinas, fortalecemos a pecuária e incentivamos a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Nosso objetivo é seguir inovando, levando assistência, incentivo e oportunidades para que o produtor rural continue crescendo e se desenvolvendo”.

O último ano também foi marcado por importantes novidades e avanços no apoio à pecuária fumacense, como a distribuição de sêmen bovino, a distribuição gratuita de vacinas contra raiva e carbúnculo, e o aumento do valor do vale-feira disponibilizado para servidores e estagiários da Prefeitura de Morro da Fumaça, fortalecendo a comercialização direta dos produtos da agricultura familiar e incentivando o consumo de alimentos locais.

A gestora ainda destaca que as ações do Departamento de Agricultura são desenvolvidas em parceria com instituições fundamentais para o setor, como EPAGRI, CIDASC, ICASA e a Cooperativa da Agricultura Familiar Fumacense (Cooper Morro Da Fumaça), garantindo assistência técnica, sanidade animal, regularização e fortalecimento do cooperativismo.

Topo