Geral

Agricultura fumacense inicia cadastro de produtores de gado para distribuição gratuita de vacinas contra raiva e carbúnculo

Agricultura fumacense inicia cadastro de produtores de gado para distribuição gratuita de vacinas contra raiva e carbúnculo
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Pecuaristas devem possuir inscrição do bloco de notas rural ativo e o número de animais registrados na Cidasc.

O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Agricultura, inicia nesta quarta-feira, 29 de outubro, o cadastro dos produtores de gado de leite e de corte que tenham interesse em receber gratuitamente vacinas contra raiva bovina e carbúnculo para imunizar o rebanho. O cadastramento estará aberto até 4 de novembro ou até que todas as doses disponíveis sejam distribuídas. A entrega das doses ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro. A medida tem como objetivo reforçar a sanidade do gado e oferecer apoio direto aos produtores rurais do município e foi instituída pela Lei nº 2.496/2025, de 24 de outubro de 2025, de autoria do Executivo Municipal.

A coordenadora geral de Agricultura, Patrícia Coral, explica que a campanha é resultado da análise constante das necessidades do meio rural, bem como do diálogo constante com os produtores e tem foco na prevenção e no bem-estar animal. “Sabemos dos desafios que o produtor enfrenta no dia a dia, por isso buscamos alternativas que tragam benefícios reais. Com essa ação, garantimos mais segurança sanitária, reduzimos custos e incentivamos a adoção de boas práticas na pecuária. É um trabalho conjunto, que mostra o comprometimento da gestão com quem vive e produz no meio rural”, enfatiza.

Segundo o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, a ação é mais um passo importante no fortalecimento do setor rural e na valorização do trabalho dos pecuaristas fumacenses. “Nosso compromisso é garantir que o produtor rural tenha condições de continuar crescendo com segurança e qualidade. A distribuição gratuita das vacinas demonstra, na prática, o apoio da administração municipal a quem trabalha todos os dias para movimentar a economia e colocar alimento na mesa das famílias”, destaca o prefeito.

Para ter acesso às vacinas, o produtor deve possuir inscrição do bloco de notas rural ativo e o inventário de animais registrados na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Serão distribuídos imunizantes para até 20 animais por propriedade rural. Mais informações pelo telefone (48)3434.2356 ou diretamente no Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, na Sede Administrativa II, localizada na Avenida Inocente Pagnan, n. 21, Ed. San Valentín.

Topo