Geral

Agentes Comunitárias de Morro da Fumaça recebem kits de trabalho

Agentes Comunitárias de Morro da Fumaça recebem kits de trabalho
Daiana Carvalho / PMMF

Kit personalizado contém itens de proteção e materiais essenciais para a rotina nos bairros.

Na manhã desta quarta-feira, 8, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, realizou a entrega de 26 kits de trabalho. O evento ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade e contou com a participação das agentes do município.

“Esse kit segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e é fundamental para que as profissionais possam trabalhar protegidas, ainda mais que está chegando o verão, e também para que cheguem nas residências devidamente uniformizadas”, destaca a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

O ato de entrega marca o encerramento do curso de formação técnica na área da saúde ofertado através do programa federal Saúde com Agente. Das 26 integrantes do quadro de agentes comunitárias do município, 16 realizaram a capacitação. O kit entregue às alunas tem a identificação do Programa Saúde com Agente, os demais seguem o mesmo padrão, porém com a logo da Saúde da Família.

O vice-prefeito, Eduardo Guollo, representou o Governo Municipal no evento e destacou a importância do trabalho executado pelas agentes em prol das políticas públicas pensadas para Morro da Fumaça.

“Vocês desempenham um papel fundamental nas comunidades, são a conexão entre a Administração Municipal com cada cidadão fumacense. Portanto, precisamos que, cada vez mais, tenham melhores condições de trabalho, para que possam atuar de forma confortável e com olhar atento às necessidades apresentadas pela população”, pontuou.

O Kit é composto por chapéu com protetor de nuca, mochila e colete personalizados. Com o objetivo de oferecer um cuidado extra com as profissionais, a Secretaria adicionou às mochilas um frasco de protetor solar, e materiais de escritório: cadernos para anotações, canetas, lápis e borracha.

“Esse material é muito importante para nossa identificação e proteção agora no verão. A bolsa irá facilitar o nosso dia a dia, cabe todo o material de trabalho necessário”, comemora Sibeli Aparecida Bitencourt, agente comunitária do distrito de Estação Cocal.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); é considerado o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país. A formatura das 16 agentes capacitadas em Morro da Fumaça está prevista para ocorrer no decorrer do mês de novembro.

Topo