Geral

Advogado alerta para tentativas de golpe em ligação do INSS

Advogado alerta para tentativas de golpe em ligação do INSS
Gabriela Recco

Não bastou 24 horas para que os golpistas começassem a agir depois que o INSS anunciou nesta segunda-feira (25) que vai começar a entrar em contato com segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias. O objetivo é antecipar o benefício por meio do Atestmed.

O advogado Carlos Lorenzi Santos, de Morro da Fumaça, alerta sobre estas ligações de golpistas e enfatiza que primeiro é preciso ter cuidado para não repassar dados pessoais, como informar CPF, nome completo, nome da mãe, endereço, telefone ou e-mail.

“É sempre arriscado passar estes dados. Quando receber o contato do INSS, a pessoa que está ligando tem que informar os dados e você só confirmar se estão corretos. Os principais golpes que vejo cotidianamente são ligações ou mensagens no WhatsApp, de pessoas se dizendo advogados e afirmando que o cidadão tem direito a receber valores”, explica o especialista em direito e processo do trabalho e em direito previdenciário.

Em nota, o instituto informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do telefone do segurado quando a entidade ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. O número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

“Tomar cuidado também de pessoas se dizendo do banco e que a pessoa teria direito a uma restituição referente a empréstimo. Se desconfiar que não é alguém do INSS, desligar imediatamente e procurar um advogado ou uma agência do INSS para dar andamento na solicitação”, acrescenta.

Topo