Política

Carlos Sweder toma posse como vereador em Morro da Fumaça

Carlos Sweder toma posse como vereador em Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Ex-coordenador de Esportes foi empossado após Marijane Felippe assumir a Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social.

A Câmara Municipal de Morro da Fumaça ganhou um novo integrante nesta segunda-feira, 27 de julho. Carlos Sweder de Rocchi Venério assinou o termo de posse e assumiu o mandato de vereador, ocupando a vaga aberta com a saída de Marijane Felippe, que deixou o Legislativo para assumir a Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social do município. Terceiro suplente do Progressistas (PP) na última eleição, Sweder havia recebido 323 votos no município.

Formado e pós-graduado em Educação Física, o novo vereador tem forte ligação com o esporte local. Entre 2017 e julho de 2026, organizou e desenvolveu diversas atividades esportivas na cidade. Durante a solenidade de posse, ele destacou que valores como disciplina, respeito, união, perseverança e trabalho em equipe, aprendidos no esporte, vão guiar sua atuação como parlamentar.

A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Rodrigo Minotto, do prefeito Eduardo Sartor Guollo, do vice-prefeito Davi Pelegrin, de vereadores, familiares e outras autoridades. Em seu discurso, Sweder agradeceu à família e aos eleitores, afirmando que cada voto recebido representa um compromisso de trabalho, honestidade, respeito e dedicação ao município.

O novo vereador defendeu a harmonia entre os poderes municipais como caminho para o desenvolvimento da cidade, dizendo acompanhar o trabalho realizado pela atual gestão e reconhecer o empenho da administração em buscar melhorias para a população. “Quando Executivo e Legislativo trabalham com respeito, diálogo e responsabilidade, quem ganha é Morro da Fumaça”, afirmou.

Sweder também agradeceu publicamente aos deputados estaduais Rodrigo Minotto e Júlio Garcia, citando o apoio de ambos ao município, e disse que pretende buscar recursos e investimentos junto a representantes estaduais e federais independentemente de legenda partidária. “Não existe recurso com partido político; existe recurso que melhora a vida das pessoas”, declarou.

Entre as áreas que deverão receber atenção durante o mandato, Sweder destacou o esporte, a saúde, a educação, a infraestrutura, a agricultura e a geração de empregos. Sweder também afirmou que pretende exercer com responsabilidade o dever de fiscalizar, contribuindo para a boa aplicação dos recursos públicos e para que a população receba o melhor serviço possível, além de manter diálogo constante com os moradores, ouvindo de perto as necessidades da comunidade. “Não chego a esta Casa para pensar em interesses pessoais. Chego para servir. Porque o verdadeiro sentido da política é cuidar das pessoas”, finalizou.

Topo