EDSON PADOIN / PMMF
Trabalho contratado pelo CIM-AMREC será executado pela Satc e vai elaborar diagnóstico e planejamento para futura limpeza emergencial em municípios da bacia hidrográfica.
A limpeza emergencial do Rio Urussanga deu mais um passo importante na última sexta-feira (22), durante a abertura oficial da Maggiofest 2026, em Morro da Fumaça. Na ocasião, foi assinada a Ordem de Serviço para execução dos serviços técnicos de diagnóstico, planejamento e apoio técnico voltados à limpeza do rio, abrangendo os municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.
O trabalho será realizado pela Satc, por meio de contratação feita pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC). A iniciativa contempla a prestação de serviços técnicos de engenharia consultiva, incluindo elaboração de diagnóstico, planejamento, apoio técnico e plano de trabalho para a limpeza emergencial do Rio Urussanga, ao longo de 43,5 quilômetros do leito principal.
A ação é uma das principais bandeiras defendidas pelo prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, que vem articulando apoio junto ao Governo do Estado para viabilizar o processo. “O Rio Urussanga é uma pauta regional e muito importante para Morro da Fumaça. Esse estudo técnico é fundamental para que a limpeza seja realizada de forma correta, eficiente e segura. Estamos tratando de uma ação necessária para minimizar os impactos causados pelos alagamentos e dar mais segurança para as famílias que convivem há anos com esse problema”, destacou o prefeito.
O prazo para execução dos serviços será de 90 dias, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado por mais 30 dias mediante justificativa técnica e aprovação da administração do consórcio.
Além do prefeito fumacense e do vice-prefeito Davi Pellegrin, participaram do ato os deputados estaduais Rodrigo Minotto (coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga), Julio Garcia (presidente da Alesc), Pepê Collaço, José Milton Scheffer, a presidente do CIM-AMREC, Ângela Ghislandi, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, o Diretor Executivo da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Fernando Luiz Zancan, o presidente da Cooperativa de Exploração Mineral da Bacia do Rio Urussanga (COOPEMI), Albertino José Coral, o vice-presidente da Fetaesc, Luiz Sartor, e todos os vereadores do município e demais autoridades regionais.