Saúde

Programa Tratamento Fora do Domicílio beneficia mais de 14 mil pacientes SUS de Morro da Fumaça em 2025

Programa Tratamento Fora do Domicílio beneficia mais de 14 mil pacientes SUS de Morro da Fumaça em 2025
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Iniciativa garante o transporte para tratamentos, exames, consultas ou procedimentos fora do município fumacense.

O Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) segue sendo uma importante ferramenta de cuidado com a saúde da população de Morro da Fumaça. Somente em 2025, a iniciativa já garantiu atendimento a 14.647 pacientes, por meio de 3.607 viagens, assegurando transporte gratuito para consultas, exames, tratamentos e procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora do município. Com uma média mensal de 300 viagens e mais de 1.200 pacientes transportados por mês, o programa reforça o compromisso da Administração Municipal fumacense em oferecer acesso digno e humanizado aos serviços de saúde pública, especialmente para quem necessita de atendimento especializado em outras cidades.

De acordo com o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o TFD vai além da logística de transporte. “O Tratamento Fora do Domicílio é um programa que traduz o nosso compromisso com as pessoas. Fazemos questão de oferecer um serviço digno, humano e eficiente, garantindo que nossos cidadãos tenham acesso ao atendimento que precisam, onde quer que ele esteja”, destaca.

A secretária municipal de Saúde fumacense, Lucelane de Souza Antunes, ressalta que os números refletem o impacto direto do programa na vida da população. “Esses dados mostram a importância do TFD para a nossa rede de saúde pública. Cada viagem representa uma história, uma família e uma necessidade real. Trabalhamos diariamente para que o transporte seja seguro, organizado e acolhedor, minimizando o impacto emocional e físico para os pacientes”, afirma.

Transporte de pacientes se concentra no Sul catarinense, alcançando outras regiões e até o Rio Grande do Sul

Os principais destinos atendidos pelo programa de saúde de Morro da Fumaça em 2025 concentram-se na região da AMREC e no Sul do Estado. Para cidades como Criciúma, Içara, Nova Veneza, Cocal do Sul, Jaguaruna e Urussanga, foram realizadas 2.621 viagens, beneficiando 11.201 pacientes. Já para Sombrio, Praia Grande, Araranguá, Meleiro, Timbé do Sul e Turvo, foram 434 viagens, com 1.667 pacientes atendidos.

O TFD/SUS também garantiu deslocamentos para Florianópolis e Grande Florianópolis, somando 280 viagens e 1.070 pacientes, além de atendimentos em municípios como Joinville, Brusque, Itajaí, Blumenau e Lages, com 87 viagens e 172 pacientes. Outras cidades da região, como Orleans, Lauro Müller, Braço do Norte, Rio Fortuna e Armazém, registraram 160 viagens, atendendo 478 pacientes, além de 25 viagens para Porto Alegre (RS), que beneficiaram 59 pacientes.

Segundo o chefe da Divisão de Transporte de Pacientes, Adriano Faria Simões, o trabalho da equipe é pautado pelo cuidado e pela empatia. “Desde o agendamento até o retorno para casa, buscamos oferecer um atendimento humanizado, respeitando as necessidades de cada paciente. O transporte vai além do deslocamento, ele faz parte do cuidado com a saúde”, explica.

Agendamento para transporte deve ser feitos com antecedência

O Programa Tratamento Fora do Domicílio é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e os pacientes do SUS que precisem utilizar o serviço devem fazer o agendamento com, no mínimo, 48 horas de antecedência. É necessário apresentar o documento de encaminhamento do exame, consulta ou cirurgia pelo SUS e um documento de identificação oficial. O agendamento pode ser feito por telefone no (48) 3434-6111 ou presencialmente na sede da Secretaria de Saúde, no Edifício San Valentin, localizado na rua Eugênio Pagnan, Centro.

Topo