FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Iniciativa garante o transporte para tratamentos, exames, consultas ou procedimentos fora do município fumacense.
O Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) segue sendo uma importante ferramenta de cuidado com a saúde da população de Morro da Fumaça. Somente em 2025, a iniciativa já garantiu atendimento a 14.647 pacientes, por meio de 3.607 viagens, assegurando transporte gratuito para consultas, exames, tratamentos e procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora do município. Com uma média mensal de 300 viagens e mais de 1.200 pacientes transportados por mês, o programa reforça o compromisso da Administração Municipal fumacense em oferecer acesso digno e humanizado aos serviços de saúde pública, especialmente para quem necessita de atendimento especializado em outras cidades.
De acordo com o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o TFD vai além da logística de transporte. “O Tratamento Fora do Domicílio é um programa que traduz o nosso compromisso com as pessoas. Fazemos questão de oferecer um serviço digno, humano e eficiente, garantindo que nossos cidadãos tenham acesso ao atendimento que precisam, onde quer que ele esteja”, destaca.
A secretária municipal de Saúde fumacense, Lucelane de Souza Antunes, ressalta que os números refletem o impacto direto do programa na vida da população. “Esses dados mostram a importância do TFD para a nossa rede de saúde pública. Cada viagem representa uma história, uma família e uma necessidade real. Trabalhamos diariamente para que o transporte seja seguro, organizado e acolhedor, minimizando o impacto emocional e físico para os pacientes”, afirma.
Transporte de pacientes se concentra no Sul catarinense, alcançando outras regiões e até o Rio Grande do Sul
Os principais destinos atendidos pelo programa de saúde de Morro da Fumaça em 2025 concentram-se na região da AMREC e no Sul do Estado. Para cidades como Criciúma, Içara, Nova Veneza, Cocal do Sul, Jaguaruna e Urussanga, foram realizadas 2.621 viagens, beneficiando 11.201 pacientes. Já para Sombrio, Praia Grande, Araranguá, Meleiro, Timbé do Sul e Turvo, foram 434 viagens, com 1.667 pacientes atendidos.
O TFD/SUS também garantiu deslocamentos para Florianópolis e Grande Florianópolis, somando 280 viagens e 1.070 pacientes, além de atendimentos em municípios como Joinville, Brusque, Itajaí, Blumenau e Lages, com 87 viagens e 172 pacientes. Outras cidades da região, como Orleans, Lauro Müller, Braço do Norte, Rio Fortuna e Armazém, registraram 160 viagens, atendendo 478 pacientes, além de 25 viagens para Porto Alegre (RS), que beneficiaram 59 pacientes.
Segundo o chefe da Divisão de Transporte de Pacientes, Adriano Faria Simões, o trabalho da equipe é pautado pelo cuidado e pela empatia. “Desde o agendamento até o retorno para casa, buscamos oferecer um atendimento humanizado, respeitando as necessidades de cada paciente. O transporte vai além do deslocamento, ele faz parte do cuidado com a saúde”, explica.
Agendamento para transporte deve ser feitos com antecedência
O Programa Tratamento Fora do Domicílio é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e os pacientes do SUS que precisem utilizar o serviço devem fazer o agendamento com, no mínimo, 48 horas de antecedência. É necessário apresentar o documento de encaminhamento do exame, consulta ou cirurgia pelo SUS e um documento de identificação oficial. O agendamento pode ser feito por telefone no (48) 3434-6111 ou presencialmente na sede da Secretaria de Saúde, no Edifício San Valentin, localizado na rua Eugênio Pagnan, Centro.