FERNANDA DE MAMAN / FOTOS: ROMUALDO COSTA – PMMF
Curso gratuito, retomado neste ano, formou mais dez jovens artesãos fumacenses.
A preservação das tradições artísticas de Morro da Fumaça ligadas à cerâmica seguem sendo fortalecidas no município, especialmente nas novas gerações, com a formação de jovens artistas por meio do curso infantil de cerâmica artística, promovido gratuitamente pelo Governo Municipal fumacense, por meio do Departamento de Cultura e Turismo. A iniciativa, que reuniu neste semestre dez crianças, com idades entre nove e 12 anos, formou a segunda turma de 2025 nesta quinta-feira, 27 de novembro.
No ato de conclusão do curso, o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destacou que o fortalecimento da tradição ceramista é motivo de muito orgulho para o município e este é um exemplo de como perpetuar esse orgulho nas novas gerações. “Ver nossas crianças tendo acesso gratuito a esse conhecimento, que faz parte da história e da identidade do município, reforça o compromisso do Governo Municipal com a cultura e com o futuro das novas gerações. É uma alegria enorme encerrar o ano com mais uma turma formada, preservando e valorizando aquilo que nos torna únicos”.
As atividades, oferecidas semanalmente no Centro Cultural Silvio Cechinel e ministradas pelo professor e artesão Joselito Henfrain por meio do projeto Criança Cerâmicando, buscam revitalizar a tradição ceramista do município, especialmente a produção de cerâmica vermelha, que por muitos anos sustentou grande parte da economia local.
A retomada das aulas gratuitas de cerâmica artística para crianças, segundo o coordenador de Cultura e Turismo fumacense, Paulo Vitor Cechinel, foram uma prioridade da Administração Municipal justamente por entenderem a importância dessa manifestação cultural para Morro da Fumaça. “A formação desta segunda turma confirma o interesse das famílias e o talento das nossas crianças. Seguimos trabalhando para ampliar o acesso às atividades culturais e garantir que a tradição ceramista continue viva e presente no cotidiano da nossa comunidade”, explica.
Após anos de pausa para o público infantil, as aulas foram retomadas em Morro da Fumaça no primeiro semestre de 2025 e a primeira turma do ano formou nove crianças.As inscrições para a primeira turma de 2026 serão abertas no mês de fevereiro, com início das aulas previsto para março do próximo ano. O curso é realizado semanalmente, às quintas-feiras, no Centro Cultural Silvio Cechinel, das 13h30 às 16h30, com no máximo dez alunos, e tem duração de quatro meses.
Também acompanharam a celebração de encerramento, o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, além de pais e responsáveis dos pequenos formandos do curso.



