FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Evento aberto ao público contou com a participação de estudantes da rede municipal e membros da comunidade local.
Promovendo reflexão, aprendizado e diálogo sobre igualdade racial, combate ao racismo, defesa dos direitos humanos e valorização da cultura afro-brasileira, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou nesta quinta-feira, 6 de novembro a 2ª Jornada da Consciência Negra. Com o tema “Dignidade e Respeito Não Têm Cor”, o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu alunos da Rede Municipal de Ensino e integrantes da comunidade fumacense.
A iniciativa, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, também teve como objetivos ampliar a consciência coletiva sobre o combate às desigualdades, a valorização da diversidade étnico-racial e o reconhecimento das contribuições do povo negro na formação da sociedade. Na abertura do evento, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Morro da Fumaça fizeram uma apresentação de capoeira para os presentes.
Para a coordenadora de Assistência Social de Morro da Fumaça, Saionara Freitas, a Jornada da Consciência Negra foi uma oportunidade importante de diálogo com a população. “A segunda edição da Jornada proporcionou momentos ricos de escuta e troca. Foi um espaço para refletirmos sobre respeito, empatia, representatividade e o papel da educação na transformação social. O evento reforçou o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou.
Durante a programação, os participantes acompanharam palestras com Alex Sander da Silva, doutor em Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC; Jorge Miguel Nascimento Guerra, advogado criminalista e mestre em Direitos Humanos; e Sissa Moroso, pedagoga, escritora e presidente da Academia de Letras e Artes de Siderópolis. Os convidados compartilharam vivências e abordaram temas como, a importância da representatividade e a resistência do povo negro ao longo da história.


