Fernanda de Maman/PMMF
Show de humor e música marcaram o Encontro Azul, que disponibilizou mais de 650 exames e reforçou a importância do cuidado com a saúde do homem.
Um momento de informação, prevenção e alegria marcou a noite de quarta-feira, 5 de novembro, em Morro da Fumaça. O Encontro Azul, realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Cultura e Turismo, reuniu mais de 300 homens no Espaço Águia Real. A iniciativa integra a programação do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem. O humorista Marcus Vinicius Lorenson, com os personagens Paiolon e Jurema, garantiu momentos de descontração e risos ao público.
Além do bate-papo descontraído, a noite contou com atendimentos em saúde ofertados por médicos da rede municipal de saúde e o mutirão de liberação de mais de 650 exames para os homens fumacenses. No total, foram liberados mais de 400 exames de ultrassom e 250 exames de sangue, incluindo o PSA (Antígeno Prostático Específico), essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Também foram realizados testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, ampliando o cuidado preventivo com a população masculina fumacense.
O evento também contou com a participação musical da dupla Jota e Pedrinho e sorteio de brindes oferecidos pelo comércio local e saborear um café especial, em momento de confraternização entre todos os presentes.
Unindo saúde e entretenimento, evento destacou a prevenção em saúde
Para o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, o Encontro Azul foi um sucesso e mostrou que o tema da saúde masculina pode ser tratado com leveza, sem perder a seriedade. “Ficamos muito felizes em ver tantos homens participando, em uma noite de bom humor e também atendimentos de saúde. Nosso objetivo é justamente esse: aproximar os serviços de saúde da população e mostrar que o cuidado também é um gesto de coragem e amor pela vida”, destacou o prefeito.
Já a secretária de Saúde fumacense, Lucelane de Souza Antunes, enfatizou o impacto positivo do evento. “Mais de 650 exames liberados em uma única noite representam um grande avanço na busca ativa pela saúde do homem. Esse resultado mostra o comprometimento das nossas equipes e o quanto ações como essa fazem a diferença na vida das pessoas. Seguiremos trabalhando para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a cultura da prevenção em Morro da Fumaça”.
O Novembro Azul segue com outras atividades em Morro da Fumaça. A próxima ação será no dia 13 de novembro, com a palestra “Dor crônica e fibromialgia”, ministrada pelo neurologista Gustavo Cardoso, no Salão de Atos Octávio Naspolini.

