FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Além das manutenções constantes, foram feitas melhorias na acessibilidade e nas instalações.
A Secretaria de Infraestrutura de Morro da Fumaça realizou uma série de melhorias no Cemitério Municipal São Roque nas últimas semanas, com o objetivo de garantir um espaço mais acessível, organizado e acolhedor, especialmente para o Dia de Finados, quando o local recebe um maior número de visitantes. Entre as obras realizadas, destacam-se as melhorias na acessibilidade do espaço que antes possuía degraus e foi readequado para garantir ainda mais segurança e conforto. A área também recebeu pintura com tinta antiderrapante, reforçando o cuidado com o bem-estar dos visitantes.
Além disso, a tradicional cruz do cemitério passou por um processo de restauração e junto a ela foi criado um espaço específico para o acendimento de velas, o velário, oferecendo mais um espaço de oração e expressão da fé para os visitantes. Ainda nas intervenções, foi construído um novo ossuário no local.
O secretário de Infraestrutura, Marcioney Garcia, destacou que as manutenções no cemitério são realizadas constantemente, mas que, neste período, os esforços foram intensificados para receber as famílias que vão prestar suas homenagens. “Temos o compromisso de manter o Cemitério Municipal sempre limpo, bem cuidado e em condições de receber as famílias com o respeito que o local merece. As manutenções são contínuas, mas neste período que antecede o Dia de Finados, reforçamos o trabalho e realizamos melhorias estruturais e de acessibilidade para garantir mais conforto e segurança a todos os visitantes”, afirmou o secretário.
Notificações a proprietários de jazigos irregulares situados no Cemitério Municipal São Roque
Durante o período do Dia de Finados, oferecendo aos familiares a oportunidade de identificar túmulos, jazigos e capelas ainda não cadastrados, atualizar informações ou contestar propriedade, a equipe responsável pelo processo de regularização de jazigos do Cemitério Municipal São Roque irá fixar notificações onde houver irregularidades cadastrais. As informações estarão disponíveis na entrada do cemitério e também individualmente em cada espaço.
Iniciado em 2024, o processo de regularização de jazigos do Cemitério Municipal irá otimizar a organização das sepulturas, melhorar a acessibilidade e aprimorar o atendimento à população. Os túmulos cujo responsável não for identificado, os restos mortais serão exumados e transferidos para o ossuário público no próprio cemitério e os lotes disponibilizados para venda.