Saúde

Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça reforça campanha de conscientização contra a dengue

Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça reforça campanha de conscientização contra a dengue
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Faixas foram instaladas nos cemitérios e nas principais rótulas de acesso do município fumacense.

Com a aproximação do feriado de Finados, em 2 de novembro, data tradicionalmente marcada pela visitação aos cemitérios, a Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça intensifica a campanha de conscientização contra a dengue no município. Para ampliar o alcance da mensagem, faixas educativas foram instaladas nos cemitérios e nas principais rotatórias de acesso ao município, pontos estratégicos que garantem maior visibilidade à iniciativa e reforçam a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A campanha alerta para a necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada, contribuindo assim para evitar o aumento dos casos da doença.

“A proximidade do feriado de Finados aumenta o movimento nos cemitérios, o que pode inadvertidamente favorecer o acúmulo de água em vasos e outros recipientes. Por isso, pedimos à população que redobre os cuidados, evitando deixar água parada e adotando medidas simples como vasos de flores com furos no fundo para escoar a água, colocar areia nas bordas e evitar o uso de pratinhos”, destacou a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes.

A secretária reforça ainda que a prevenção é uma responsabilidade de todos e que, com atenção e pequenas ações no dia a dia, é possível proteger famílias e a comunidade contra a dengue. “Nossa Vigilância Sanitária está atenta e realizando ações preventivas, mas contamos com a colaboração de cada morador para manter a cidade segura e saudável”.

Vigilância constante: Combate ao mosquito deve acontecer durante todo o ano

De acordo com a agende combate a endemias de Morro da Fumaça, Regina Formentin Silvestre, a prevenção e os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti começam dentro de casa e devem ser mantidos durante todo o ano. “Realizamos ações educativas nas escolas, envolvendo tanto os alunos quanto os pais, por meio de palestras e distribuição de folders informativos, para conscientizar sobre a importância desses cuidados diários. Nesta época em que as temperaturas começam a aumentar, intensificamos ainda mais essas ações, pois o mosquito se prolifera com maior rapidez devido ao calor e ao aumento dos focos, que podem ser encontrados até mesmo no inverno”.

A servidora destaca ainda que municípios vizinhos apresentam altos índices de infestação, o que aumenta o risco de transmissão para a cidade. “Por isso, reforçamos a importância de todos manterem a atenção redobrada para evitar a reprodução do mosquito e proteger nossa comunidade”. A servidora destaca que os cidadãos não deixem água parada e limpem os vasos das plantas, além de ser fundamental evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas e outros recipientes.

Topo