Geral

Ônibus Lilás chega a Morro da Fumaça nesta sexta-feira

Ônibus Lilás chega a Morro da Fumaça nesta sexta-feira
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Ação reforça a promoção dos direitos e a proteção das mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.

Em uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, recebe, nesta sexta-feira, 26 de setembro, das 9h às 16h, o Ônibus Lilás. O veículo itinerante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) do Estado é uma iniciativa de acolhimento, orientação e informação, destinado a ampliar o acesso da comunidade a serviços essenciais de enfrentamento da violência contra a mulher e ao fortalecimento da rede de proteção.

Durante a atividade, que será realizada no Paço Municipal Auzilio Frasson, a população poderá contar com atendimento das equipes do Creas, Cras, da Saúde de Morro da Fumaça e também prestigiar o bazar da Oficina de Moda e Empreendedorismo, desenvolvido através do Cras. A programação também terá duas rodas de conversa dos projetos Vida e Autoconhecimento, em parceria com o Sebrae. O evento busca aproximar os serviços públicos da comunidade, oferecendo apoio, informações e ferramentas para que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso à rede de proteção disponível.

Para a coordenadora de Assistência Social de Morro da Fumaça, Saionara de Freitas, a participação da população é fundamental para ampliar a divulgação de canais e ferramentas de proteção e apoio. “Essa é uma oportunidade de orientação e diálogo, mas também de fortalecer o vínculo da comunidade com os serviços que estão à disposição para garantir direitos e promover a segurança das mulheres”, reforça.

Clotho realiza bazar com peças produzidas em oficina de moda e empreendedorismo

Como parte da programação, a Clotho, marca criada por jovens integrantes da oficina de moda e empreendedorismo desenvolvido pelo Cras de Morro da Fumaça, realiza um bazar com peças confeccionadas por meio do projeto, que é orientado pela estilista e empreendedora Camila Souza. A iniciativa, voltada a jovens em situação de vulnerabilidade social, oferece aulas gratuitas que aliam conhecimentos de criação, costura, modelagem e customização com noções de negócios e marketing. Mais do que ensinar técnicas de moda, o projeto busca promover autoestima, autonomia e perspectiva de futuro às participantes. O bazar será uma oportunidade de apresentar à comunidade os resultados do aprendizado e incentivar a valorização do potencial criativo e empreendedor das jovens.

Topo