FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Previsão deste ano é que, assim que aprovada a lei, 500 animais sejam imunizados gratuitamente.
Com o objetivo de valorizar os criadores de gado e reforçar a sanidade dos rebanhos, o Governo Municipal de Morro da Fumaça encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 44/2025, que propõe a alteração da Lei nº 1.522/2012, e prevê o fornecimento gratuito das vacinas antirrábica e contra o carbúnculo para produtores de gado de leite e de corte. Encaminhado nesta terça-feira, 23 de setembro, ao Legislativo municipal, o projeto tem previsão de imunizar 500 bovinos ainda neste ano, assim que for aprovado.
Garantir a segurança sanitária e oferecer mais tranquilidade aos produtores rurais é, segundo o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, uma das prioridades da administração no fortalecimento da pecuária local. “Este Projeto de Lei representa um passo importante no apoio a quem está no campo e impulsiona a nossa economia. Ao disponibilizar gratuitamente as vacinas contra a raiva e o carbúnculo, estamos promovendo a saúde animal, prevenindo doenças e valorizando o trabalho de quem produz. É o Governo de Morro da Fumaça olhando para o futuro e cuidando de quem faz a diferença no presente”, destaca o prefeito.
A coordenadora geral de Agricultura do município, Patrícia Coral, destaca que a medida reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e o bem-estar animal. “Além de prevenir doenças graves e de alto impacto, essa ação representa um importante apoio aos nossos produtores, reduzindo custos e incentivando práticas de manejo mais seguras. Estamos atentos às necessidades do campo e trabalhando para oferecer soluções que tragam resultados concretos para quem vive da atividade pecuária”, ressalta.
A nova legislação prevê que as doses de vacinas serão disponibilizadas mediante o cadastro de produtor ativo e o número de animais cadastrados na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
