GABRIELA RECCO
A partir desta quarta-feira (13), Morro da Fumaça dá início à 67ª Festa em Honra a São Roque e Nossa Senhora da Glória, um dos eventos mais tradicionais do município, que une fé, história e confraternização. A programação se estende até domingo (17), com momentos religiosos e sociais.
Para o pároco, padre Itamar Mazzucco, a festa tem crescido a cada ano, mantendo viva sua essência e tradição. “É uma celebração que vem se fortalecendo ano após ano, tanto na dimensão religiosa quanto social. A venda dos sonhos e pães, por exemplo, também aumentou muito. Isso nos alegra, pois é fruto do empenho dos festeiros e de todos que colaboram. São 67 anos de história”, afirma.
O famoso “sonho” da festa, doce típico que se tornou marca registrada da comemoração, também é lembrado com carinho pelo sacerdote. “É uma tradição que já inspirou outras paróquias a adotarem a receita e que também vendem muito bem”, diz.
O padre destaca que, apesar da animação para o evento, a paróquia enfrenta dificuldades na mobilização de voluntários. “Sabemos que as pessoas têm cada vez menos tempo, mas quem puder vir algumas horas já vai fazer a diferença”, comenta. A programação religiosa está definida e começa na noite desta quarta-feira, seguindo até domingo, quando acontece a consagração das crianças.
No sábado (16), dia de São Roque, haverá um momento especial com a inauguração de uma imagem de três metros de altura do padroeiro, instalada na praça. “A sugestão partiu do bispo Dom Jacinto no ano passado e foi concretizada com o apoio da comunidade, por meio de uma ação entre amigos. A imagem veio de Recife, é muito bonita e bem-feita. Representa a nossa devoção e a união da comunidade”, destaca o padre. “São Roque é um exemplo de fé e caridade para todos nós. Deixo o convite para que todos participem conosco destas festividades”, conclui.
